A Hidremec começou a testar na segunda-feira (02/09) dois mil dormentes de aço, com fixação Fastclip, da IAT, na Estrada de Ferro Carajás (EFC). O teste solicitado pela Vale é para o transporte de 37,5 toneladas por eixo, mas a Hidremec já esta avaliando a possibilidade dos dormentes suportarem 40 t/eixo e fará testes de laboratório para essa capacidade. Segundo o presidente da Hidremec, Carlos Alberto Pinto, a empresa fará os testes para 40 t/eixo pensando na crescente demanda da Vale.
Segundo o diretor de engenharia da Vale, Roberto de Biasi, a companhia passará a utilizar os vagões GDU com capacidade para 37,5 t/eixo (150 toneladas total) após a duplicação da ferrovia e renovação da via existente. A EFC já tem dois mil vagões GDU para 37,5 t/eixo, que estão sendo usados somente com 100 toneladas total.
A duplicação da EFC faz parte do projeto CLN S11D aumentará a capacidade logística do Sistema Norte para 230 Mtpa. O projeto compreende a construção de um ramal ferroviário, duplicação da ferrovia, renovação da linha existente, terminal ferroviário e investimentos em instalações portuárias.
A renovação da linha existente engloba a troca de brita e reforços estruturais de pontes e viadutos e dos braços dos viradores de vagões do porto de Ponta da Madeira. A previsão é que parte do projeto CLN S11D esteja concluída no primeiro semestre de 2015 e a finalização seja em 2018. Por enquanto, esse é o único projeto da Vale com a capacidade de 37,5 t/eixo.
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