Comunicado
Em relação à reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 4/11, a ALL vem a público esclarecer:
– Desde o início da concessão, a ALL investiu mais de R$ 11 bilhões em melhorias na malha ferroviária, em vagões e locomotivas e registrou um crescimento de volume médio de mais de 10% ao ano, equivalente a mais de três vezes o crescimento do PIB no período.
– Ao longo dos anos, a ALL aumentou a segurança ferroviária em 80%, ampliou a frota em 400 locomotivas e 11 mil vagões. Hoje, gera 13 mil empregos diretos em mais de 150 cidades e capacitou mais de 15 mil pessoas na Universidade Corporativa.
– Com investimento próprio de R$ 880 milhões, a companhia acaba de inaugurar em Rondonópolis (MT) o maior complexo intermodal da América Latina e a expansão de 260 km de ferrovias no Mato Grosso. Fundamental para a expansão da fronteira agrícola do país e seu acesso ao Porto de Santos, a obra integra o PAC2, sendo um dos maiores empreendimentos ferroviários feitos por uma empresa privada.
– Adicionalmente, estamos realizando a duplicação de 203 km de ferrovia entre a região de Campinas e o Porto de Santos. Após a duplicação, a capacidade de circulação nesse trecho será mais do que dobrada, possibilitando um aumento relevante no volume de grãos, açúcar e produtos industrializados destinados ao Porto de Santos e tornando a cadeia logística brasileira mais competitiva. Entretanto, dois trechos ainda aguardam o necessário licenciamento ambiental, o qual depende de autorização da Funai.
– O empreendimento conjunto com a Rumo Logística está pautado em dois pilares fundamentais: a ampliação da capacidade portuária e a expansão ferroviária. Sem isso, o sistema tem uma restrição de capacidade e inviabiliza o volume proveniente acordado. Destaque-se que desde 2009 a ALL mais do que dobrou o volume de açúcar transportado com destino ao Porto de Santos.
– Observando as restrições do sistema portuário e a capacidade da ferrovia, a ANTT, agência reguladora do setor, em conjunto com as concessionárias e os usuários do transporte ferroviário, está elaborando um plano de atendimento legítimo e condizente com as limitações concretas do sistema.
– A ALL é a única ferrovia brasileira independente. Atende clientes de todos os setores da economia, cumprindo integralmente todos os contratos e obrigações. Jamais prioriza uma carga em detrimento de outra, conferindo o mais absoluto respeito e isonomia.
– Temos orgulho de sermos reconhecidos como exemplo de gestão, eficiência, meritocracia, cultura de resultados, formação de talentos e comprometidos com o desenvolvimento deste país. Reconhecimento traduzido nos prêmios Melhores e Maiores da Revista Exame no setor de Transportes e As Empresas Mais Admiradas no Brasil no segmento de Logística, da Revista CartaCapital, que conquistamos este ano.
Fazemos esse esclarecimento em respeito aos nossos clientes, governos e comunidades onde atuamos, a nosso acionistas, investidores e aos nossos mais de 13 mil colaboradores.
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