JM Souto, Setepla e Quad Log disputam Prêmio RF

Três empresas de consultoria foram qualificadas como finalistas para a categoria de Melhor Consultora do Prêmio Revista Ferroviária: JM Souto Engenharia e Consultoria, Setepla Tecnometal Engenharia e Quad Log Eletrônica. As empresas inscreveram seus cases e estão participando da votação online do Prêmio RF. A votação vai até 26 de fevereiro.


Segundo a Quad Log, em 2013, a empresa consolidou sua posição como empresa privada brasileira que contribui para que se alcance maior segurança e confiabilidade nos sistemas de metrôs e ferrovias do Brasil. A companhia atua em análises de sistemas de sinalização e de material rodante.


No ano passado, os contratos da Quad Log triplicaram e, hoje, ela atende clientes como Metrô de São Paulo, SuperVia, Vale, FCA, Alstom, Bombardier, GE, entre outros. Também em 2013 a empresa ampliou a abrangência de suas atividades na área de material rodante, ao iniciar, para a SuperVia, a execução de análises de CDMS/RAMS do projeto completo de trens que estão sendo fornecidos pela Alstom.


O destaque da JM Souto foi seu Estudo de Viabilidade da linha férrea Uruaçu-Corinto-Campos, que integra o Programa de Investimento em Logística do Governo Federal. De acordo com a empresa, dentre os grandes desafios encontrados nesse projeto destacaram-se, entre outros, as dimensões continentais da ferrovia, o arrojado prazo de seis meses para seu desenvolvimento e, principalmente, o equilíbrio entre as questões técnicas, socioambientais e de custo, dificultados pela travessia de extensas regiões de topografia acidentada e de grande concentração de reservas ambientais.


Em sua fase preliminar, foram estudadas quatro alternativas, totalizando 7.727 km. Por meio do método de análise hierárquica de critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais, foi definido o traçado final de 1.766 km, com aproximadamente 34 km de pontes e viadutos e 15 km de túneis.


Já a Setepla fez os projetos executivo, civil e sistemas da 1ª fase da Linha 4-Amarela de São Paulo e foi líder do consórcio projetista. Na 2ª Fase é responsável pelo projeto executivo de instalações e sistemas eletroeletrônicos. Para a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo fez os projetos de sistemas de bandejamento, ventilação/ar condicionado e SSO; para a Linha 15 fez o projeto executivo de instalação do sistema de sinalização das vias e pátios do monotrilho; e na Linha 17 o projeto básico, arquitetura e civil de seis estações, e simulação e alimentação elétrica do monotrilho.


A empresa também participa do projeto do VLT Baixada Santista (Term. Barreiros–Term. Porto) fezendo o projeto executivo para implantação e na CPTM fez o gerenciamento dos contratos de investimentos.  No Rio de Janeiro, a empresa fez o projeto básico, civil e de sistemas da Linha 4 (Osório-Gávea), sendo líder do consórcio projetista. No VLT Porto Maravilha fez estudos e projetos para elaboração do projeto básico, na região portuária e central da cidade.  Fez os estudos de viabilidade logística e de infraestrutura ferroviária na Região do Grande Norte de Minas Gerais. Já na Bahia fez a supervisão da implantação da FIOL (Ilhéus-Barreiras). Enquanto no Ceará fez o projeto executivo da Transnordestina (Crateús-P.Carneiro).


Poderão votar os assinantes da Revista Ferroviária e os cadastrados até 15 de dezembro de 2013 para receber a newsletter da RF. As senhas estão sendo enviadas para o e-mail cadastrado.


Os vencedores do Prêmio Revista Ferroviária 2014 serão premiados no dia 19 de março, durante um jantar em São Paulo. Os convites estão a venda no site www.revistaferroviaria.com.br/premio2014/convites.asp .
Clique no link abaixo e confira todos os cases das empresas finalistas do Prêmio RF 2014:
https://revistaferroviaria.com.br/upload/PremioRF2014_finalistas.pdf


Outras informações sobre o Prêmio RF 2014 podem ser obtidas pelo telefone (11) 3059-6063 ou pelo e-mail premiorf@revistaferroviaria.com.br .


 

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