A antiga estação ferroviária de Nova Odessa (SP) será transformada em espaço cultural depois de a Prefeitura receber, nesta terça-feira (4), termo da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) que autoriza a cessão do imóvel para este tipo de utilização.
A alteração na documentação foi necessária porque a cessão anterior previa o uso do local apenas como sede da Guarda Municipal. Como a corporação foi acomodada em 2013 em prédio na Praça Angelo Paulon, desde então a Prefeitura busca transformar a estação em centro cultural.
“No ano passado conseguimos recursos para implantação de um Centro Cultural no Jardim das Palmeiras, com anfiteatro e espaço para exposições. Agora conseguimos a liberação da estação, que também será transformada em um centro cultural, oferecendo mais opções para a população”, disse o Benjamim Vieira de Souza, o Bill (PSDB).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto para a estação ferroviária prevê espaços para exposições, sala de projeção de filmes, biblioteca, centro de informações turísticas e artísticas, sala de reprodução de discos de vinil e espaço externo para apresentações, segundo a diretora de Cultura e Turismo, Regina Pocay.
Sem prazo
A Prefeitura não informou quanto será investido na adaptação do prédio da estação, mas Bill relatou que o projeto integra o processo de revitalização da praça central do município. Também não foi informada a previsão de início de funcionamento do centro cultural no local.
Seja o primeiro a comentar