Moradores de uma chácara em Anápolis, a 55 km de Goiânia, afirmam que a Valec, empresa responsável pela Ferrovia Norte-Sul, ainda não começou a recuperar duas erosões no terreno, causadas pelas obras para a construção do pátio de manobras da estrada de ferro. Segundo os dono da propriedade, os trabalhos não se iniciaram, mesmo após uma promessa da indústria, no final de julho deste ano, de que o problema começaria a ser resolvido em dez dias.
As erosões têm cerca de dez metros de largura por 15 de profundidade e foram causadas depois que a Valec desviou o curso do Córrego Abraão. Com isso, a água começou a escoar para a propriedade, causando o estrago. A casa fica a apenas 3 metros do ponto de deslizamento.
“É uma corrida contra o tempo, e muitos transtornos também. A gente vem para cá só para ver transtornos. Não sei se um dia vai mudar, mas espero que sim e que seja breve”, afirma o agente de saúde Renato Soares, dono do local. Ele ainda convive com o medo de que alguma árvore caia na casa por causa da erosão.
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A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já estiveram no local e confirmaram o risco ao meio ambiente e à família. A esposa de Renato, Elcy Cardoso, disse que cobrou uma solução, mas descobriu que um acordo entre a Valec e a empresa terceirizada que fará o serviço ainda não foi fechado.
“Liguei para a empresa responsável pela obra e falaram que faltam assinaturas para eles começar. Não tem como começar porque eles não têm garantia de como vão receber depois. Não tem nada assinado”, reclama.
A Valec informou que ainda falta formalizar o contrato com a terceirizada e prometeu que as obras devem começar em até 15 dias.
Ferrovia
Após cerca de 25 anos de espera, o trecho de 855 km da Ferrovia Norte-Sul, que liga Palmas (TO) a Anápolis, foi inaugurado no dia 22 de maio. A previsão é de que o trecho só comece a funcionar em caráter experimental.
O projeto da ferrovia prevê 4.576 mil quilômetros de trilhos, cortando nove estados, do Maranhão a São Paulo. Atualmente, apenas o trecho ligando Açailândia, no Maranhão, a Palmas estava operando. No estado de Goiás, um novo trecho de 682 quilômetros deve ligar a cidade de Ouro Verde de Goiás a Estrela D’Oeste, em São Paulo. A previsão da Valec é de que todo o percurso seja finalizado em 2015.
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