Imigrantes japoneses ajudaram a construir os trilhos da antiga estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB) em Mato Grosso do Sul. Parte dessa história não está em livros nem foi registrada em cartório. Por isso, a TV Morena foi em busca dos descendentes dos pioneiros que desbravaram as terras do Centro-Oeste no início do século 20 e exibe uma série especial que marca os 100 anos da chegada dos nipônicos ao estado e também o centenário da chegada da ferrovia.
O ano era 1914. No início do século 20, havia um forte movimento de imigração de japoneses para o Brasil. Depois de cruzar o oceano, muitas famílias se aventuraram pelo Centro-Oeste, desbravando o interior do país. O destino, pouco conhecido, era a aposta para investir o dinheiro conquistado nos últimos anos, com a construção da estrada de ferro.
Mas essa história começou alguns anos antes. Em 1908, a construção da estrada de ferro NOB já estava em andamento, em Bauru (SP). A proposta era ligar o sudeste do país ao então estado do Mato Grosso. Uma estratégia que visava melhorar o escoamento da produção brasileira e facilitar o transporte de passageiros. O governo tinha pressa para terminar a obra, por isso, uma nova frente de trabalho foi criada em Porto Esperança, no Pantanal sul-mato-grossense. Nipônicos que tinham chegado recentemente ao Brasil souberam da oportunidade de trabalho.
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“Esses japoneses vieram para cá trabalhar na lavoura do café, mas já no primeiro ano, eles tinham uma certa dificuldade de adaptação, porque pegaram uma época de baixa colheita. Vendo que seria difícil retornar ao Japão já no primeiro ano, muitos começaram a fugir das fazendas de café. Muitos desses ouviram a notícia de que se estava construindo uma estrada de ferro na região sul do antigo Mato Grosso e resolveram se aventurar para trabalhar, porque as possibilidades de se trabalhar e conseguir dinheiro estavam difíceis. Nas fazendas de café, seria quase que impossível e muitos fugiram”, relatou o historiador Celso Higa.
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