A nova locomotiva da GE Transportation – Evolution ES43BBi – já está em produção na fábrica da empresa, em Contagem (MG). A máquina foi desenvolvida especificamente para atender as características das ferrovias nacionais de bitola métrica.
A locomotiva para bitola métrica conta com oito eixos, tecnologia de corrente alternada (AC) e dimensões adequadas para atender condições restritas. Segundo a GE, a locomotiva de oito eixos para ferrovias de bitola métrica possibilita uma grande redução de custo operacional, visto que possui além de motores de tração com a tecnologia AC, um motor diesel de maior eficiência energética, que necessita de menor custo de manutenção. Além disso, possibilita uma grande redução de investimento na frota. Segunda a empresa, duas ES43BBi podem substituir de três a cinco máquinas com seis eixos.
O Brasil tem hoje 23 mil quilômetros em ferrovias de bitola métrica, o que representa quase 80% da malha ferroviária do País. “A nova locomotiva suprirá uma importante demanda do mercado nacional de transportar mais carga com menos custos em ferrovias de bitola métrica, além de ser uma oportunidade de substituir locomotivas antigas, de 1970 e 1980. A ES43BBi da GE irá operar com uma maior eficiência, emitindo até 80% a menos de poluentes”, afirma Marc Flammia, Diretor de Tecnologia da GE Transportation.
Outra vantagem destacada pela GE é a redução no consumo de combustível em relação às máquinas que hoje circulam pelo país. O controle de tração de eixo individual possibilita ainda melhor capacidade de aderência e maior confiabilidade no despacho de trens.
A nova locomotiva utilizará o motor de tração para bitola métrica, anunciado pela GE em outubro, que proporciona, segundo a empresa, até o dobro da capacidade de tração. O modelo terá índice de nacionalização superior a 60%, atendendo as normas de financiamento do BNDES. Segundo a empresa, a Evolution ES43BBi será fabricada sob demanda. A empresa não informou em qual ferrovia irá operar a máquina em produção na fábrica em Contagem (MG).
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