O próximo ano será de novidades no setor de turismo do Vale do Taquari. Está previsto em 2015 a implantação do trem turístico na malha que liga o município de Estrela a Guaporé. A Serra Verde Express, de Curitiba, é a principal investidora da linha férrea. A empresa planeja implantar o primeiro trem após a desativação em 1982. O investimento deve girar entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão.Conforme o diretor comercial da empresa, Adonai Aires de Arruda Filho, está confiante na concretização do projeto. O modelo de vagão será Litorina Standard, que conta com ar-condicionado, janelas panorâmicas, motor Diesel e condutor próprio, independente de locomotiva tracionadora.
O trem terá capacidade para 55 passageiros. “Temos a intenção de trazer para cá um ‘carro’ de alto padrão. Ainda restam alguns estudos técnicos da viabilidade de se trazer um ‘veículo’ como esse e processos com o Governo Federal (Dnit) e com a ALL para a implantação deste trem”, diz Arruda. Entre os trâmites para a implantação do “Trem de Passageiros” está a liberação da linha férrea (direito de trânsito), em determinados horários, pela América Latina Logística (ALL), detentora da concessão.
Outro problema é a documentação liberatória do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que se coloque um trem de passageiros na linha, que há tempos é ocupada somente por trens de carga. Arruda salienta que existem várias regras da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). “Uma delas é o estudo de viabilidade econômico e um diagnóstico das potencialidades e atrativos de cada local, um trabalho realizado juntamente com o Sebrae (através do Projeto Trem é Turismo, que está recuperando ou revitalizando linhas férreas em todas as regiões do país) e a Amturvales. Após o levantamento, pediremos licença à Agência.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar