O candidato do PMDB ao governo do estado, Paulo Skaf, criticou na tarde desta quinta-feira (7) o ritmo das obras de metrô, trem e monotrilho mantidas pelo atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Ele prometeu entregar 70 quilômetros de transporte sobre trilhos em quatro anos caso vença a eleição.
“Eu espero nós próximos quatro anos um ritmo de 15 quilômetros por ano. Já falei que vou inaugurar mais de 70 quilômetros no novo mandato e mantenho isso”, afirmou.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Para a meta, ele disse que o ritmo é dez vezes maior do que o do atual governo, que entregou cerca de 6km nos últimos quatro anos. “Tem que concluir mais do que 15km por ano, o ritmo é de quase 17km, que é dez vezes mais [do que o ritmo atual]. E é isso que nós faremos”, prometeu, durante evento em local de obras da Linha 15-Prata do monotrilho, em frente à Subprefeitura de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo.
Skaf ainda afirmou que a solução para a questão do transporte público na Grande São Paulo seria o transporte sobre trilhos.
“As obras em São Paulo são muito lerdas. Falando em transporte público, a solução é trem e metrô. Todo mundo sabe que a solução é essa porque é mais seguro e mais confortável, mas não quando tem essa desfasagem que impede segurança e conforto”, disse.
Sobre o financiamento para obras, o candidato defendeu as parcerias público-privadas (PPP). “O estado de São Paulo terá em 2015 uma capacidade de investimento de R$ 20 bilhões por ano. São 80 bilhões em quatro anos de mandato. Você tem a possibilidade de PPP, que é a minha escolha para o trem e metrô. Você pode fazer 70 km de metrô, que é tudo que tem em quatro anos com recursos totalmente de PPP”, disse.
Seja o primeiro a comentar