A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram atividades de ferrovias, portos e terminais, está realizando durante a Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro, uma campanha de conscientização para reforçar dicas de segurança ao longo das vias que compõem as ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte-Sul (FNS). Estão previstas ações em mais de 50 municípios de sete estados (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão e Goiás) e do Distrito Federal. A programação inclui palestras em colégios, autoescolas e empresas de transportes, além de blitz educativas em cruzamentos da linha férrea com vias e simulados de abalroamento.
Todas as iniciativas chamam a atenção da população para dicas que ajudam a manter uma convivência harmoniosa entre comunidades e ferrovia, como não andar, nem estacionar o carro próximo à linha do trem, e evitar jogar lixo ou qualquer outro objeto nos trilhos. Na campanha, funcionários da VLI reforçam, por exemplo, a importância dos dizeres “Pare, Olhe, Escute”, presentes nas placas instaladas em travessias, ressaltando os cuidados a serem adotados pela população. As ações contam com parcerias de órgãos públicos das áreas de segurança pública e trânsito.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Nos cruzamentos das linhas férreas com ruas e estradas serão distribuídos materiais informativos com alertas importantes. Os folhetos esclarecem, por exemplo, que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao ver a aproximação da composição, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar.
“A VLI tem uma preocupação muito grande com as comunidades por onde passam suas composições e, dessa forma, aproveitando a importância da Semana Nacional de Trânsito, estamos intensificando as ações para mostrar que o comportamento seguro faz toda a diferença. O respeito às leis e a postura preventiva são essenciais para evitar ocorrências no dia-a-dia”, ressalta o gerente de saúde e segurança da VLI, Marcelo Augusto Ferreira.
A VLI realiza campanhas de conscientização durante todo o ano em cidades por onde passam a FCA e a FNS. Além disso, a empresa tem investido constantemente em ações que visam reforçar a segurança ao longo das vias, principalmente nos pontos considerados mais críticos. Entre as medidas adotadas estão a ampliação das sinalizações em passagens de nível e a instalação de mecanismos que emitem sinais sonoros e luminosos quando o trem se aproxima.
Seja o primeiro a comentar