O Metrô vai promover na manhã da próxima segunda-feira (6) uma audiência pública para apresentar aos brasilienses um projeto para aquisição de dez trens. De acordo com a companhia, o objetivo é aumentar a capacidade de atendimento aos usuários, já que há previsão de expansão da via em 7,5 quilômetros com a construção de cinco estações – duas em Ceilândia, duas em Samambaia e uma na Asa Norte. O recurso para a compra é do PAC 50 e está estimado em R$ 220 milhões.
Ainda segundo o Metrô, a frota atual, de 32 trens, não será suficiente para atender a linha. A organização também disse que existe a necessidade da retirada gradativa dos 20 primeiros veículos adquiridos, para modernização do sistema.
Com a compra, a companhia afirma acreditar que o tempo de espera nas estações será reduzido para, no máximo, três minutos durante o horário de pico.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Atualmente, o serviço conta com 24 estações, que ligam Ceilândia e Samambaia à Rodoviária do Plano Piloto, passando pelo Guará, Águas Claras e Taguatinga. Os trens recebem aproximadamente 140 mil pessoas por dia. O maior fluxo é na Central, por onde passam 20 mil usuários diariamente.
Seja o primeiro a comentar