Trensurb recebe propostas para complexo de integração

Por meio de publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), a Trensurb tornou público que irá receber propostas, em 12 de novembro, para a concessão de uso de área para construção e exploração comercial de um complexo de integração multimodal em Novo Hamburgo. O edital já está disponível na página da empresa na internet.


O espaço que será concedido para construção do complexo possui 14,4 mil metros quadrados e localiza-se na quadra entre a Av. Nações Unidas e as ruas Cinco de Abril, Marcílio Dias e Imperatriz Leopoldina, junto à Estação Novo Hamburgo do metrô. Entre os requisitos básicos incluídos no projeto, estão a construção de um terminal com espaço para 20 ônibus, estacionamento para automóveis, bicicletário, ponto de embarque e desembarque de táxis, espaços para empreendimentos comerciais ou de serviços, além da instalação de elevadores, escadas rolantes e atendimento integral à lei de acessibilidade universal.


O edital anterior, que não havia atraído concorrentes, fazia a exigência que o vencedor do processo licitatório seguisse um anteprojeto já elaborado por consultoria contratada pela Trensurb. No entanto, com a reelaboração do documento, “as empresas interessadas agora têm liberdade para propor projetos desde que comprovem viabilidade econômico-financeira”, conforme explica o superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Aldir Seifried. Agora os requisitos de projeto são que o terminal de ônibus tenha 6 mil metros quadrados e os espaços comerciais e de serviço possuam pelo menos 5,5 mil metros quadrados de área construída.


Segundo o superintendente, outra mudança é que a remuneração mensal paga pelo vencedor à Trensurb será correspondente ao metro quadrado edificado. Considerando-se os requisitos do projeto, o valor mínimo a ser recebido pela empresa metroviária será de R$ 28 mil por mês. O tempo previsto de concessão é de 30 anos e, ao final do contrato, tanto o terreno como suas edificações serão devolvidos à estatal.

Fonte: Trensurb

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