A Ibayo CLK inaugurou nesta segunda-feira (10/11) sua fábrica de ar-condicionado para trens em Araraquara, no interior de São Paulo. A unidade terá capacidade inicial para produzir 1.000 unidades por ano.
A fábrica foi construída em seis meses. O investimento inicial na fábrica foi de R$ 5 milhões, com a geração de 25 empregos diretos, entre engenheiros e técnicos com formação no Senai.
A Ibayo CLK é uma empresa que surgiu a partir da parceria da Unicoba e a Carrier Korea Limited (CLK). Inicialmente, serão produzidos no local os sistema de ar refrigerado para os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de Salvador, contratos vencidos pela Hyundai Rotem.
Nasser Gorayb, diretor da Ibayo CLK, foi quem conduziu a solenidade. Foram apresentados dois vídeos contando a história da Unicoba, presidida até o ano passado por Young Moo Park, presidente da Ibayo CLK, e outro sobre a Carrier. Park foi representante do consórcio coreano para o projeto do TAV brasileiro.
O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, destacou o trabalho e determinação de Park. “Ele tem uma visão empreendedora e social e uma vontade de transformar Araraquara em um polo ferroviário”. A referência do prefeito a Park é pelo fato dele ter conduzido as negociações para que a Hyundai Rotem construa uma fábrica de trens na cidade. O anúncio oficial está previsto para a próxima semana, no Palácio dos Bandeirantes.
A inauguração contou com a presença do presidente da CLK Korea Corporation e da Autech Group, Sung Hee Kang; do diretor geral da Hyundai Rotem, Kevin Choi; do presidente da Abifer, Vicente Abate; Pachoal De Mário, da Abifer; vereadores e secretários de Araraquara; clientes e fornecedores da nova fábrica ferroviária.
A Carrier é uma tradicional fabricante de sistemas de ar-condicionado, com mais de 100 anos de atuação no mercado mundial. Já a Unicoba é uma empresa nacional fundada em 1973, com atuação nos setores de energia, eletrônica, informática e serviços.
Confira na edição Dezembro-Janeiro da Revista Ferroviária uma reportagem sobre a fábrica Ibayo CLK.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar