Já está em fase de testes operacionais o novo vagão graneleiro HFE da AmstedMaxion, cuja principal característica é o sistema automático de abertura de suas portas de carregamento. Ao contrário dos vagões atuais, que exigem a abertura manual de cada uma das portas no alto do vagão para seu carregamento, o protótipo HFE possui uma chave na parte inferior de sua lateral, que abre automaticamente, de uma só vez, todas as portas.
Dessa forma, o novo vagão dispensa, na etapa de carregamento, o trabalho do operador de subir no alto do vagão para abrir cada uma das portas. No HFE, basta a ele mover uma chave, estando no solo, para que todas as portas se abram no alto do vagão.
Esta facilidade só se tornou viável pois a AmstedMaxion desenvolveu portas mais leves, feitas de polímero plástico. Elas pesam cerca de 50 kg, ao contrário das portas comumente usadas, feitas de ferro, que podem pesar cerca de 250 kg cada. Por isso, podem ser abertas de uma só vez por meio de uma chave acoplada à lateral do vagão.
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Com isso, o próprio vagão teve¬ sua tara reduzida (menor peso próprio), o que lhe permitiu ampliar sua capacidade de carga de grãos. Além disso, com este tipo de sistema de abertura, o HFE pode ser carregado em movimento, gerando ganhos de tempo operacional. As novas portas feitas de polímero receberam um tratamento especial para suportar sua exposição aos raios ultravioleta, pois encontram-se expostas diretamente à incidência solar. O HFE também dispõe de portas inferiores automáticas, igualmente acionadas por uma chave especial na lateral inferior do vagão.
A AmstedMaxion está testando o novo vagão em operações assistidas. Uma vez finalizadas, a empresa espera iniciar sua comercialização.
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