A Estrada de Ferro Vitória a Minas foi liberada pelos representantes do povo indígena Krenak, na altura de Resplendor, no Vale do Rio Doce, na noite desta quarta-feira (10). O grupo ocupou o trecho na última terça-feira (9), impedindo as atividades de embarque e desembarque de passageiros.
Os índios alegam que a linha férrea passa nas terras indígenas e pedem um repasse de R$ 3 milhões para investimentos na aldeia. Além da saída da equipe técnica que apoia a implementação do projeto de pecuária leiteira na região e, ainda, a ausência da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Ministério Público neste processo.
Representantes dos índios Krenak e da Vale devem se reunir hoje, a partir de 14h, em Resplendor, para mais uma rodada de negociações. Em outros momentos as partes tentaram resolver o problema mas . Um funcionário da ferrovia chegou a ser feito refém na última terça-feira (9) pelos índios, mas já foi liberado.
Se não houver acordo, os índígenas prometem novos protestos. Esta foi a segunda vez que eles fecharam a ferrovia em menos de uma semana.
Clique no link e assista a reportagem:
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
http://noticias.r7.com/minas-gerais/indios-liberam-ferrovia-que-liga-minas-a-vitoria-11122014
Seja o primeiro a comentar