A mineradora Vale, maior produtora mundial de ferro, reduziu consideravelmente, pelo quarto ano consecutivo, seu plano de investimentos, fixado em 10,1 bilhões de dólares para 2015, segundo informou em um comunicado nesta terça-feira.
O montante investido no ano que vem será 31,7% inferior aos 14,8 bilhões de dólares aprovados no planejamento de 2014, que já previa uma redução de 9,2% em relação a 2013.
A Vale afirmou no comunicado que seu Conselho de Administração aprovou um plano de investimentos para 2015, incluindo gastos de 6,358 bilhões de dólares para a execução de projetos e de 3,809 bilhões de dólares direcionados à manutenção das operações existentes.
Essa é a quarta redução anual consecutiva feita pela Vale em seu plano de investimentos desde 2011.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo a companhia, 71% dos 6,3 bilhões de dólares em investimentos se destinarão a projetos de minério de ferro, incluindo a expansão das operações em Carajás.
O orçamento de operações de manutenção se concentra em cinco áreas: substituição de equipamentos, construção e expansão de pilares e muros de contenção, saúde e segurança, responsabilidade social e administração.
A Vale anunciou um prejuízo de 1,4 bilhão de dólares no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2013 (-200,6%), devido à depreciação do real e às quedas no preço do minério de ferro.
Seja o primeiro a comentar