A Kapsch foi selecionada para fornecer a infraestrutura de rádio TETRA para uma nova linha de metrô (Linha 4) no Rio de Janeiro, Brasil.
Selecionada pela líder do projeto ENG para a rede de rádio TETRA, a Kapsch irá fornecer quatro estações de base, 30 rádios para os postos de condução (cab radios) dos trens e 140 rádios portáteis. A solução TETRA fornecida pela Kapsch inclui o planejamento de radiofrequência, concepção e implementação, integrando os sistemas de comunicação existentes em outras linhas de metrô.
Com 15 novos trens, a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e, aproximadamente, 16 quilômetros de extensão.
A Linha 4 do Metrô entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 15 minutos, e da Barra ao Centro, em 34 minutos. O projeto é um dos compromissos do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o Comitê Olímpico Internacional (COI) por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2016.
Kari Kapsch, CEO da Kapsch CarrierCom, afirma: “Estamos entusiasmados em trabalhar neste grande projeto de infraestrutura liderado pela ENG para o metrô do Rio de Janeiro, uma das cidades com maior crescimento e dinâmica da América Latina. Com uma sólida compreensão das necessidades de comunicações dos operadores de transportes públicos na região e uma extensiva experiência no planejamento, construção e operação de redes TETRA, estamos idealmente posicionados para fornecer essa solução de missão crítica a tempo para os Jogos Olímpicos de 2016.”
Cristiano de Mendonça, CTO da MetrôRio, afirma: “A Kapsch conseguiu conceber uma solução que dá resposta às nossas necessidades específicas em termos de funcionalidade, prazos de entrega e custos. A rede de rádio TETRA é um elemento crítico desse relevante projeto e a Kapsch oferece exatamente estas competências, a tecnologia e o empenho que necessitamos para assegurar que os serviços na nova Linha 4 funcionarão sem problemas e em segurança durante os Jogos Olímpicos e no futuro.”
Seja o primeiro a comentar