Nova classe ‘para uso geral’ lançada pela Pramet

Parte de uma nova gama de produtos lançada pela Pramet em 1º de novembro de 2014, a criação da classe M8340 representa um desenvolvimento significativo para a linha de pastilhas.

A classe M8340 oferece maior resistência ao desgaste, mantendo desempenho consistente e estabilidade de processo diante de diversas condições de operação.

Segundo Karel Tiefenbach, gerente de produtos intercambiáveis para fresamento da Pramet – “A classe M8340 é um notável avanço e o resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, além de um grande investimento”.

“A combinação do tamanho de grão submícron do substrato com a cobertura PVD de múltiplas camadas aumenta a resistência ao desgaste, principalmente porque previne o início e a propagação de trincas térmicas. Portanto, esta será a classe de ‘primeira escolha’ para maior parte de aplicações gerais, possibilitando um aumento de vida útil da ferramenta e maior eficiência na produção.”

Projetada inicialmente para fresamento de aços em geral, aços inoxidáveis e sob algumas condições também ferros fundidos, a nova classe – que substituirá a classe 8240 – estará disponível para cerca de 150 pastilhas da linha de fresamento intercambiável.

Para coincidir com o lançamento da nova classe, a Pramet anunciou que apresentará a nova gama de fresas universais a 90°, para fresamento produtivo em diâmetros pequenos.

O inserto ADMX07 foi criado para tornar a família AD mais versátil ao oferecer diâmetros a partir de 10 mm para diversos materiais e aplicações. Disponível em três opções de raios: 0,2; 0,4 e 0,8 mm – o inserto conta ainda com aresta de corte otimizada para usinagem mais suave.

Além disso, há uma versão com haste reduzida que permite alcançar bolsões profundos e áreas de difícil acesso. O corpo da fresa é feito de aço de ferramenta endurecido para aumentar a resistência em condições de usinagem instáveis.

A ADMX07 vem para reforçar as gamas já existentes,ADMX11 e ADMX16, as quais também foram complementadas com novas opções de raio nesta segunda atualização de produtos da Pramet em 2014. Essa nova expansão, que também abrange mais escolhas para usinagem em desbaste (R) e alumínio (FA), amplia bastante a gama de aplicações.

A Pramet, também apresentou uma linha de três classes novas que visam aumentar a confiabilidade da operação, o desempenho de usinagem e durabilidade em aplicações de desbaste pesado.

A classe M5326 foi desenvolvida para fresamento pesado de ferros fundidos e conta com uma impressionante cobertura MT-CVD que fornece alta estabilidade para a aresta de corte. Já a M8326 foi criada para aplicações de fresamento pesado em aços e alia alta resistência ao desgaste e tenacidade com durabilidade e estabilidade.

Por sua vez, a M8346 é mais adequada para o fresamento pesado em aços e aços inoxidáveis. Como a classe de maior tenacidade da Pramet, oferece alta confiabilidade operacional nas piores e mais instáveis condições de usinagem.

Além das novas classes, a Pramet anunciou uma significativa melhoria em suas pastilhas para esquadrejamento LNGX12. Para atender a grande demanda dos clientes, essa linha de excelente custo/benefício apresenta novas geometrias que incluem F (acabamento), R (desbaste) e FA (alumínio), além de opções adicionais de raio de 0,4 a 3,0 mm.

Uma ferramenta versátil, a LNGX12 proporciona confiabilidade de processo para uma gama de aplicações cobrindo diversos materiais de engenharia e operações de fresamento, incluindo o faceamento, fresamento de cantos a 90 graus, usinagem de rasgos, plunging, interpolação helicoidal, usinagem em rampa e plunging progressivo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*