A intercambiáveis Pramet tem uma nova classe de fresamento em PVD para aplicações em geral. Parte de uma nova gama de produtos a criação da classe M8340 representa um desenvolvimento significativo para a linha de pastilhas. A classe M8340 oferece maior resistência ao desgaste, mantendo desempenho consistente e estabilidade de processo diante de diversas condições de operação.
A nova classe é o resultado de dois anos de pesquisa e é a combinação do tamanho de grão submícron do substrato com a cobertura PVD de múltiplas camadas que aumenta a resistência ao desgaste, por prevenir o início e a propagação de trincas térmicas.
Projetada inicialmente para fresamento de aços em geral, aços inoxidáveis e sob algumas condições também ferros fundidos, a nova classe – que substituirá a classe 8240 – estará disponível para cerca de 150 pastilhas que podem ser utilizadas para aplicações com ou sem refrigeração.
A empresa também anunciou que apresentará a nova gama de fresas universais a 90°, para fresamento produtivo em diâmetros pequenos. O inserto ADMX07 foi criado para oferecer diâmetros a partir de 10 mm para diversos materiais e aplicações. Disponível em três opções de raios: 0,2; 0,4 e 0,8 mm – o inserto conta com aresta de corte otimizada para usinagem mais suave. Possuindo também uma versão com haste reduzida que permite alcançar bolsões profundos e áreas de difícil acesso. O corpo da fresa é feito de aço de ferramenta endurecido para aumentar a resistência em condições de usinagem instáveis.
Nota:
A fusão entre a fabricante de ferramentas redondas Dormer Tools e a especialista em ferramentas inteiriças de metal duro Pramet Tools começou em 2014. Atualmente, o programa de produtos abrange uma gama de ferramentas rotativas e intercambiáveis para furação, fresamento, rosqueamento e torneamento para o setor de engenharia em geral.
Seja o primeiro a comentar