O setor ferroviário se reuniu ontem na cerimônia de entrega do Premio Revista Ferroviária 2015, onde o grande homenageado da noite foi o presidente da Vale, Murilo Ferreira. Ele recebeu o prêmio das mãos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Foi um evento de grande confraternização que se iniciou com uma homenagem à memória do jornalista Gerson Toller Gomes, com um minuto de silêncio entre todos os presentes.
Em seu discurso, Murilo Ferreira, destacou a importância do setor ferroviário não só no Brasil, mas citou o caso de Moçambique que hoje é um importador de alimentos mas que vai se tornar produtor e exportador a partir da ferrovia que está sendo construída no país com a participação da Vale. Murilo também falou do carinho especial que ele tem pelo logístico da VLI, montado em parceria com investidores internacionais como a Mitsui e o fundo canadense Brookfield.
O governador de São Paulo ressaltou que o setor tem uma agenda muito positiva a cumprir, não só em relação aos investimentos do governo do estado na expansão do sistema ferroviário de mobilidade urbana – via Metro, CPTM e monotrilho -, como no avanço das negociações com o governo federal para a continuidade do Ferroanel Norte, fundamental para desviar do centro da Capital as cargas que chegam do interior do estado rumo ao Porto de Santos.
Na conclusão de seu discurso de saudação aos homenageados, a jornalista Regina Perez, diretora da Revista Ferroviária, disse que “o governo, que busca, e precisa, da parceria do setor privado, tem que assumir o seu papel de pensar, planejar e estruturar regras claras e de longo prazo para que os investimentos em infraestrutura avancem em nosso país”.
Seja o primeiro a comentar