O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que o
Brasil, um mercado de mais de 200 milhões de habitantes, representa uma
oportunidade de investimento para o país e que a intenção do governo brasileiro
de fortalecer a infraestrutura é um ponto de atenção especial.
“O Japão apoia a política de reforma regulatória,
criação de nova infraestrutura e fortalecimento da competitividade que o
presidente Michel Temer está adotando”, afirmou Abe após assinatura do
Memorando de Cooperação entre Japão e Brasil para Promoção de Investimentos e
Cooperação Econômica no Setor de Infraestrutura, em Tóquio, na tarde de
quarta-feira (madrugada no horário de Brasília).
No evento que aconteceu na residência oficial do líder
japonês, Abe afirmou que pôde trocar opiniões bastante proveitosas com o
presidente Temer e discutir meios de aprofundar as relações entre os dois
países.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
“O Brasil significa uma oportunidade para o Japão,
principalmente nos investimentos em infraestrutura. Fico muito feliz de que
nesta ocasião tenhamos implementado uma agenda nessa área. Gostaria que os dois
países, tanto no setor privado, quanto no público, cooperassem”, afirmou.
Abe disse que espera que as relações econômicas entre os dois países se
fortaleçam ainda mais após o encontro.
Ao confirmar apoio à política econômica do governo Temer, o
primeiro-ministro japonês ressaltou a promoção de política livre e aberta.
“Nós compartilhamos os valores básicos de democracia, direitos humanos e
somos parceiros importantes que cooperam no âmbito internacional. Nesse
sentido, dou grande importância às relações entre o Japão e o Brasil”,
ressaltou Abe.
O presidente Temer assegurou aos japoneses que o país
consolidou ambiente de segurança jurídica e de credibilidade reguladora.
Grandes empresas japonesas registraram perdas por causa de mudanças nas regras
do setor de energia e também por investimentos relacionados à Petrobras. Temer
afirmou que o seu governo está muito consciente de que a recuperação da
economia brasileira necessita de mais investimentos estrangeiros, mais comércio
exterior, especialmente com os japoneses.
“São cerca de 700 empresas japonesas operando no Brasil
e queremos mais investimentos do Japão. Identificamos 500 empresários japoneses
com forte interesse em projetos em nosso plano de parcerias de investimentos
com ênfase na área de infraestrutura. Queremos também exportar bens de maior
valor agregado”, disse Temer, que também participou de reuniões na
Keidanren, a principal entidade empresarial do Japão.
Abe também agradeceu o apoio do Brasil à reeleição de Yukio
Amano para o cargo de diretor-geral da Agência Internacional de Energia
Atômica. Temer prometeu apoiar a candidatura de japoneses a órgãos
internacionais, pedido feito por Abe durante o encontro do G-20 na China, em
setembro. “Muito obrigado”,
disse em português o primeiro-ministro, durante a reunião entre os líderes.
Abe aproveitou a ocasião para parabenizar o governo
brasileiro pelo sucesso da Olimpíada do Rio, dizendo que gostaria de atingir o
mesmo êxito nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Seja o primeiro a comentar