Metrô de Salvador chega aos 20 km de extensão

Em extensão, o Metrô de Salvador ainda é pouco
significativo, mas o rápido crescimento de suas duas linhas em breve deve
transformá-lo no terceiro maior sistema do país, atrás apenas de São Paulo e
Rio de Janeiro. Nesta semana, ele se atingiu a marca de 20 km de extensão, após
a inauguração de mais quatro estações da Linha 2, que adicionaram 8,3 km aos
12,2 km existentes.

E a Linha 2 deverá crescer ainda mais nos próximos meses à
medida que novas estações serão entregues, culminado com a chegada na cidade vizinha
de Lauro Freitas, onde haverá a estação Aeroporto. Fruto de uma Parceria
Público-Privada, o metrô soteropolitano passou por uma reviravolta: de projeto
mais atrasado do país hoje é o que mais avança no Brasil.

Mas, assim como a Linha 4 carioca, também o Metrô de
Salvador passa por um problema curioso, a baixa atratividade. Aberto em 2014, o
sistema hoje transporta apenas 92 mil pessoas por dia. Com a abertura das
estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu a CCR Bahia, concessionária que
constrói e opera o metrô, pretende dobrar esse número chegando a 180 mil
passageiros/dia nas duas linhas.

Ainda assim é pouco para uma região metropolitana com quase
4 milhões de habitantes. A expectativa é que a expansão da integração com o
sistema de ônibus permita que mais pessoas possam usar o sistema que hoje ainda
pratica um intervalo entre trens bastante alto – 4 minutos e 40 segundos na
Linha 1 e 5 minutos na Linha 2.

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