Após sete meses de negociação com a Prefeitura de Mauá, a
CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) finalmente confirmou nesta
semana a retomada da integração tarifária com o transporte coletivo da cidade.
Segundo a companhia, no momento um novo termo para concessão
do benefício está em elaboração. No entanto, ainda não existe definição da data
exata para que a integração volte a ser concedida a usuários no município.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Lançada em setembro de 2014, a integração tarifária entre os
dois sistemas beneficiava usuários do transporte coletivo com desconto de R$
0,50 por viagem para passageiros que utilizavam ônibus municipais de Mauá e,
posteriormente, fizessem baldeação na estação de trens localizada na região
central, ao lado do terminal de ônibus.
O benefício, no entanto, foi suspenso em 9 de março do ano
passado após a antiga gestão, chefiada pelo ex-prefeito Donisete Braga (PT),
não honrar compromisso firmado com a companhia estadual, que previa o repasse
dos custos gerados com o desconto fornecido aos usuários durante a baldeação,
na ordem de R$ 1,05 milhão.
À época, conforme noticiado pelo Diário, após o calote, a
CPTM chegou a incluir o nome da Prefeitura de Mauá no Cadin (Cadastro
Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais),
registro que verifica pendências financeiras de municípios com entidades do
governo estadual. A decisão foi baseada em resoluções da lei estadual
12.799/2008 e do decreto 53.455. Ambas determinam restrições adotadas a
municípios que possuem débitos com órgãos do Estado.
Com o nome negativo e dificuldades para oficializar novos
convênios, a Prefeitura de Mauá chegou a firmar, no fim do ano passado, acordo
com a CPTM para quitar o débito. Porém, coube ao atual prefeito Atila Jacomussi
(PSB) iniciar tratativas com a companhia estadual para retomar o benefício.
Desde o início do ano o chefe do Executivo tem se reunido
com representantes da empresa a fim de solucionar pendências administrativas
que impediam a oficialização do novo acordo, dentre eles a retirada dos
equipamentos da PK9 Tecnologia e Serviços Ltda, antiga empresa responsável pelo
sistema de bilhetagem do município. O procedimento que era uma das ações
pendentes que barravam a então renovação do convênio foi encerrado em abril
deste ano.
Com o retorno da integração tarifária, existe a expectativa
por parte de moradores de que o benefício, desta vez, seja estendido para a
Estação Guapituba da CPTM, que integra o itinerário da Linha 10–Turquesa. A
proposta, contudo, não é citada pela companhia estadual nem pela Prefeitura de
Mauá.
Atualmente, segundo a CPTM, média de 62,2 mil embarques por
dia são registrados nas três estações de trens instaladas no município, sendo
48,1 mil em Mauá, 8.100 mil na Guapituba e 6.000 mil em Capuava.
Na gestão passada, a estimativa da Prefeitura era a de que a
integração aumentasse em até 30% o fluxo de passageiros do sistema de trens.
Essa porcentagem seria de usuários que sem a integração optariam por utilizar
ônibus intermunicipal em virtude do custo menor.
Seja o primeiro a comentar