Após sete meses de negociação com a Prefeitura de Mauá, a
CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) finalmente confirmou nesta
semana a retomada da integração tarifária com o transporte coletivo da cidade.
Segundo a companhia, no momento um novo termo para concessão
do benefício está em elaboração. No entanto, ainda não existe definição da data
exata para que a integração volte a ser concedida a usuários no município.
Lançada em setembro de 2014, a integração tarifária entre os
dois sistemas beneficiava usuários do transporte coletivo com desconto de R$
0,50 por viagem para passageiros que utilizavam ônibus municipais de Mauá e,
posteriormente, fizessem baldeação na estação de trens localizada na região
central, ao lado do terminal de ônibus.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
O benefício, no entanto, foi suspenso em 9 de março do ano
passado após a antiga gestão, chefiada pelo ex-prefeito Donisete Braga (PT),
não honrar compromisso firmado com a companhia estadual, que previa o repasse
dos custos gerados com o desconto fornecido aos usuários durante a baldeação,
na ordem de R$ 1,05 milhão.
À época, conforme noticiado pelo Diário, após o calote, a
CPTM chegou a incluir o nome da Prefeitura de Mauá no Cadin (Cadastro
Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais),
registro que verifica pendências financeiras de municípios com entidades do
governo estadual. A decisão foi baseada em resoluções da lei estadual
12.799/2008 e do decreto 53.455. Ambas determinam restrições adotadas a
municípios que possuem débitos com órgãos do Estado.
Com o nome negativo e dificuldades para oficializar novos
convênios, a Prefeitura de Mauá chegou a firmar, no fim do ano passado, acordo
com a CPTM para quitar o débito. Porém, coube ao atual prefeito Atila Jacomussi
(PSB) iniciar tratativas com a companhia estadual para retomar o benefício.
Desde o início do ano o chefe do Executivo tem se reunido
com representantes da empresa a fim de solucionar pendências administrativas
que impediam a oficialização do novo acordo, dentre eles a retirada dos
equipamentos da PK9 Tecnologia e Serviços Ltda, antiga empresa responsável pelo
sistema de bilhetagem do município. O procedimento que era uma das ações
pendentes que barravam a então renovação do convênio foi encerrado em abril
deste ano.
Com o retorno da integração tarifária, existe a expectativa
por parte de moradores de que o benefício, desta vez, seja estendido para a
Estação Guapituba da CPTM, que integra o itinerário da Linha 10–Turquesa. A
proposta, contudo, não é citada pela companhia estadual nem pela Prefeitura de
Mauá.
Atualmente, segundo a CPTM, média de 62,2 mil embarques por
dia são registrados nas três estações de trens instaladas no município, sendo
48,1 mil em Mauá, 8.100 mil na Guapituba e 6.000 mil em Capuava.
Na gestão passada, a estimativa da Prefeitura era a de que a
integração aumentasse em até 30% o fluxo de passageiros do sistema de trens.
Essa porcentagem seria de usuários que sem a integração optariam por utilizar
ônibus intermunicipal em virtude do custo menor.
Seja o primeiro a comentar