Trensurb firma contrato para construção de nova subestação em Sapucaia do Sul

Contrato foi assinado na terça-feira (1º) com a Siemens e
inclui também recuperação de cabine de seccionamento. Trensurb trabalha, ainda,
em projeto de qualificação dos dispositivos de proteção do sistema de energia.

A Trensurb firmou contrato com a Siemens para a construção
de nova subestação de energia em Sapucaia do Sul e recuperação da cabine de
seccionamento e paralelismo Luiz Pasteur. O valor do contrato, assinado na
terça-feira (1º), é de R$ 18,577 milhões e a previsão de conclusão dos
trabalhos é de 15 meses a partir da ordem de início de serviços.

Hoje, a Trensurb conta com quatro subestações de energia de
tração em funcionamento, uma em Porto Alegre, duas em Canoas e uma em Novo
Hamburgo. Essas subestações transformam a energia em alta tensão recebida da
concessionária, rebaixando seu nível de tensão, e a retificam para que esteja
disponível na forma de corrente contínua. Essa corrente é distribuída ao longo
da via por meio dos cabos da rede aérea de energia para que seja captada pelos
trens e alimente seus motores.

A subestação anteriormente em funcionamento em Sapucaia do
Sul está inativa desde a ocorrência de um incêndio no local, em abril de 2016.
A reconstrução da instalação é importante para garantir o fornecimento de
energia elétrica no trecho mais ao norte da linha metroviária – especialmente
no caso de eventual falha da Subestação Liberdade, em Novo Hamburgo.

No ato de assinatura, Luiz Piunti, representante da Siemens,
declarou que firmar o contrato com a Trensurb é um marco para a empresa. “É uma
conquista para nós poder assinar este contrato”, afirmou.

Por sua vez, o diretor-presidente da Trensurb, David
Borille, disse acreditar que a estatal está bem servida ao firmar contrato com
a Siemens. Borille afirmou confiar na “capacidade, responsabilidade e na
qualidade dos equipamentos” do fornecedor. O diretor também classificou a
ocasião como “um dia importante”, pois o contrato firmado – e a execução de seu
objeto – garante “mais confiabilidade ao nosso sistema”. Borille declarou que a
Trensurb está caminhando na direção de buscar soluções para problemas encontrados
no início de sua gestão – em fevereiro de 2017 – ao mesmo tempo em que procura
modernizar-se. “Buscamos melhorar para o usuário e para a sociedade”, afirmou.

 

Qualificação dos
dispositivos de proteção

 

No sentido de buscar qualificação e modernização, a Trensurb
está elaborando um projeto de atualização tecnológica dos dispositivos de
proteção da sua rede de abastecimento de energia. Prevê-se a adoção integral do
sistema intertrip, hoje utilizado somente nos pontos mais críticos da rede.
Esse sistema faz com que, assim que ocorre uma falha em determinado ponto,
abram-se os disjuntores das duas instalações elétricas mais próximas (uma em
cada direção) do local desse problema, cortando o fornecimento de energia do
trecho e isolando o ponto da falha. O investimento previsto para que o sistema
intertrip seja adotado ao longo de toda a rede de distribuição de energia de
tração da Trensurb é de R$ 1,5 milhão.

Fonte: Trensurb

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