A Rumo/ALL informou que pretende antecipar a concessão e
retomar um trecho ferroviário que abrangerá o oeste paulista, em uma rota de
350 km no município de Panorama. Entre os ramais que devem voltar a ser
utilizados no transporte regular de cargas está a ligação ferroviária
Bauru-Tupã-Panorama, mas o projeto não abrangerá a região de Presidente Prudente,
pertencente à Malha Sul.
“A proposta tem apoio de prefeituras da região, empresários,
lideranças políticas regionais, além do governo do Estado de São Paulo e do
Ministério Público Federal em Marília [SP]”, pontua a concessionária. Ainda
segundo a empresa, o estudo vem sendo discutido com prefeitos de toda a região
e houve um consenso e apoio à prorrogação para tornar viável o investimento de
cerca de R$ 5 bilhões.
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O projeto prevê a reconstrução de trechos da ferrovia
implantados há mais de 50 anos e as obras devem proporcionar também aumento da
capacidade da linha-tronco da via, utilizada no transporte de cargas até o
Porto de Santos. “Ele funcionará como a principal porta de entrada e saída de
mercadorias do país, beneficiando os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul
e, principalmente, São Paulo”, explica a Rumo.
Na última semana, os vereadores de Presidente Venceslau
aprovaram, por unanimidade, uma moção de apoio à proposta de renovação
antecipada do contrato de concessão de Malha Ferroviária Paulista. O autor da
moção, vereador Luiz Gustavo Freire (PV), explica que a ideia surgiu após
reunião em Dracena com autoridades políticas da região e representantes da
empresa Rumo/ALL. Na ocasião, segundo ele, foi apresentado o plano de
investimento para a ferrovia e exposto o potencial da região em gerar carga
para ser transportada.
“Ou seja, fará com que oeste paulista entre na rota do
desenvolvimento com a possibilidade de reduzir custos de transporte,
favorecendo a exportação dos nossos produtos”, considera o parlamentar. Ainda
de acordo com ele, para que isso se concretize, é necessário que a renovação do
contrato de concessão ocorra de forma antecipada, para gerar segurança
financeira ao investimento proposto, que é estimado em R$ 5 bilhões até 2023.
Panorama
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de
Panorama, o município será um dos beneficiados pela renovação paulista, pois
conta com o porto, que poderá ser explorado e gerará empregos e mais renda para
a municipalidade. “Esperamos ansiosos pela concretização deste sonho, pois
Panorama passará por uma mudança que a recolocará definitivamente nos trilhos
do desenvolvimento”, ressalta.
Os investimentos devem ser implantados nos próximos seis
anos e serão saldados no longo prazo. Por isso, está em andamento a negociação
com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que possibilita a
antecipação da segunda fase da concessão, isto é, viabiliza a majoração de 30
anos ao prazo previsto contratualmente. “A Rumo propõe a reativação de ramais
ferroviários a partir das próprias demandas regionais. A expectativa dos
participantes é que a renovação da concessão da Malha Paulista seja assinada
ainda em 2017, permitindo que os investimentos comecem já no ano que vem”,
acrescenta a assessoria da Prefeitura.
Malha Sul
O diretor de comunicação da UEPP (União das Entidades de
Presidente Prudente e Região), Marco Antonio Goulart, afirma que a entidade
recorre junto ao governo estadual em busca de investimentos para a Malha Sul,
que compreende Presidente Prudente, visto que a atual situação da ferrovia é de
“abandono e carece de mais investimentos”.
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