O metrô do Distrito Federal, em greve há 17 dias, funciona
nesta sexta-feira (24) com todas as estações abertas para embarque e
desembarque. O sistema voltou a operar na quinta (23), após cinco dias de
paralisação total. Faixas exclusivas para ônibus permanecem liberadas.
Nos horários de pico, que agora vão das 6h às 8h45 e das
16h45 às 19h30, o metrô funciona com 18 dos 24 trens. Já nos períodos
alternativos, de menor circulação de pessoas, são 3 a 5 trens para todo o DF.
Cerca de 160 mil passageiros utilizam o transporte todos os dias.
O número de trens atende a uma decisão do Tribunal Regional
do Trabalho (TRT) que obriga o funcionamento de 18 dos 24 trens em horário de
pico, e de pelo menos 7 trens em horários de menor movimento. A determinação
fala em “responsabilidade compartilhada” do sindicato e da empresa.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
Faixas exclusivas
As faixas exclusivas para ônibus, liberadas pelo
Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e o Detran do Distrito Federal, estão
liberadas na EPTG, na EPNB, na W3 Sul e Norte e no Setor Policial Sul para
circulação de todos os veículos até a meia-noite desta sexta (24).
Seja o primeiro a comentar