Valor de demurrage em Paranaguá recuou 70% em 6 anos, diz estudo

Melhorias feitas nos últimos anos no porto de Paranaguá,
segundo principal do país para exportação de commodities agrícolas e
recebimento de insumos, resultaram em redução de mais de 70% na multa para os
importadores de fertilizantes pela eventual sobre-estadia de navios, a chamada
demurrage.

Segundo estudo do Sindicato da Indústria de Adubos e
Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), de 2011 para cá, tanto
o valor da multa quanto o tempo de sobre-estadia caíram cerca de 72,3% nos
portos do Estado. O valor da demurrage por tonelada de fertilizante era de US$
16,88 em 2011, passou para US$ 7,05 por tonelada em 2016 e, neste ano caiu para
US$ 4,68 por tonelada.

A redução representa economia de aproximadamente US$ 75
milhões ao ano no custo operacional de importação de fertilizantes, segundo o
estudo. O setor pagou em 2011 cerca de US$ 100,5 milhões em multas por
sobre-estadia no porto de Paranaguá. Em 2016, foram gastos US$ 34,4 milhões com
demurrage. De janeiro a setembro deste ano, as multas somaram US$ 19 milhões.

Afora a redução da demurrage, houve aumento de volume
exportado de grãos por Paranaguá, de 30,6% entre 2011 e 2015, ano em que
atingiu o pico de 18,05 milhões de toneladas. Em 2016, em virtude da quebra da
safra 2015/16 de grãos no Brasil, o volume caiu para 15,06 milhões de
toneladas. Mas, considerando apenas os dados de janeiro a setembro deste ano,
os embarques já alcançaram 18,05 milhões de toneladas, segundo a Administração
dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

De acordo com a Appa, os investimentos públicos em estrutura
portuária do Paraná, que possibilitaram a redução das multas e o avanço dos
embarques, somaram R$ 630 milhões.

Segundo o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique
Dividino, entre as melhorias feitas no porto, estão a reforma do cais
comercial, o aumento no número de berços destinados à descarga de fertilizantes
e a informatização do sistema para emissão de notas fiscais. “Saímos da
época do carimbo e fomos para alta tecnologia”, disse Dividino.

Para a modernização dos berços de atracação do navios em
Paranaguá foram gastos R$ 93,2 milhões. “Aprofundamos os berços, o que
permitiu que navios maiores e mais modernos fossem atracados nesse porto”,
afirmou o dirigente da Appa.

 

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