EUA: Trem que descarrilou fez curva 130km/h com limite de 48km/h

SEATTLE — O trem que descarrilou no estado de Washington e
deixou ao menos três mortos viajava a 130 km/h em uma curva com limite de
velocidade de 48 km/h, de acordo com os dados de monitoramento da composição.
Membro do Conselho de Segurança de Transporte Nacional, Bella Dinh-Zarr relatou
à rede “ABC News” que o engenheiro e a tripulação da companhia Amtrak
seriam interrogados. Não está claro se os condutores tinham ciência da
limitação.

Nesta segunda-feira, mais de 100 pessoas ficaram feridas —
pelo menos dez em estado grave — e três tiveram a morte confirmada depois que o
trem saiu dos trilhos na inauguração de sua rota mais rápida, de Seattle a
Portland. Pelo menos dois vagões caíram sobre a estrada, junto com eixos e
rodas do trem, além de outros escombros da destruição. O trem também atingiu
cinco carros que passavam pela rodovia. Nenhum motorista está entre os mortos.

A movimentada autoestrada Interestadual 5 (I-5), que liga os
Estados Unidos de norte a sul pela costa oeste, ficou fechada pelo resto do
dia. Equipes de resgate removeram passageiros do trem já descarrilado e
montaram tendas de atendimento para organizar o socorro. A causa do acidente
está sob investigação e, segundo a mídia americana, as autoridades focam na
alta velocidade como ponto-chave da apuração.

A porta-voz do transporte público estadual Barbara LaBoe
destacou ao “Seattle Times” que a maior parte do trajeto tem limite
de velocidade de 128 km/h. Ainda assim, os motoristas precisam reduzir
drasticamente, segundo ela, na curva em que o trem descarrilou. Ela ressaltou
que havia placas de alerta cerca de três quilômetros antes do local do
acidente. Tratava-se da viagem inaugural de passageiros por uma rota que
tradicionalmente servia ao transporte de carga.

O trem, que levava 78 passageiros e cinco tripulantes, fazia
o trajeto Seattle-Portland com novas locomotivas, mais rápidas, após a
modernização da via férrea e dos sistemas de sinalização para permitir
velocidades mais altas. A Amtrak, rede estatal interurbana de trens de
passageiros, informou em sua página na Internet que os novos trens, denominados
Cascades, foram projetados para um serviço de “alta velocidade”. As
novas locomotivas, da fabricante alemã Siemens, incluem um sistema de controle
que para o trem em situações de perigo, mas neste caso seria usado somente no
ano que vem, quando a tecnologia for ativada em toda a via, segundo o
Departamento de Transportes do estado de Washington (WSDOT).

Em maio de 2015, oito pessoas morreram quando um trem
descarrilou na Filadélfia. Estava muito acima da velocidade no momento da
curva. Na época, analistas disseram que um sistema de controle teria evitado o
acidente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*