A China cumpriu suas metas anuais de aumento do investimento
ferroviário em 2017 uma vez que as autoridades continuaram promovendo a
construção de vias ferroviárias.
A China investiu 801 bilhões de yuans (cerca de 123 bilhões
de dólares) em projetos ferroviários e pôs em operação 3,03 mil quilômetros de
novas vias ferroviárias em 2017, superando suas metas anuais de investimento de
800 bilhões de yuans e 2,1 mil quilômetros de novas ferrovias, de acordo com a
Corporação de Ferrovias da China.
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Até o fim de 2017, a quilometragem total de vias
ferroviárias em operação da China chegou a 127 mil quilômetros. As ferrovias de
alta velocidade chegaram a 25 mil quilômetros, em comparação com os 22 mil
quilômetros no fim de 2016.
O crescimento dos projetos de construção ferroviária teve
lugar em um momento em que o país está sofrendo a constante desaceleração do
crescimento do investimento em ativos fixos.
Nos primeiros 11 meses de 2017, o investimento em ativos
fixos cresceu 7,2% anualmente, menos que o 8,3% registrado no mesmo período de
2016.
A China investirá com firmeza em desenvolvimento do
transporte este ano, o mesmo nível que em 2017, disse o ministro de Transporte
Li Xiaopeng no fim de dezembro, ao se referir à principal meta de transporte
para 2018.
Nos próximos três anos, o transporte terá um maior papel
para erradicar a pobreza e obter um desenvolvimento mais ecológico e seguro, de
acordo com Li.
Trens de alta velocidade em 2025
As ferrovias de alta velocidade da China somarão 38 mil
quilômetros até 2025, ante os 25 mil no final de 2017, disse o operador
ferroviário.
As ferrovias do tipo em operação no país respondiam por
66,3% do total mundial no final de 2017, disse Lu Dongfu, gerente-geral da
China Railway Corporation.
O operador pretende construir 4 mil quilômetros de trilhos
este ano, 3,5 mil dos quais serão de alta velocidade.
A rede ferroviária do país atingirá 175 mil quilômetros até
2025, comparadas com 127 mil no final do ano passado.
Em 2017, um total de 3,04 bilhões de viagens de passageiros
foi feito de trem, aumento de 9,6% em termos anuais. Mais de 56% das viagens
foram feitas nas ferrovias de alta velocidade.
Cerca de 70% das passagens são vendidas online e mais de 70%
dos negócios de cargas são realizados online.
A velocidade mais alta dos trens-bala aumentou para 350
km/h, quando os trens-bala Fuxing (“rejuvenescimento”) começaram operação entre
Beijing e Shanghai em 21 de setembro de 2017.
O Fuxing representa uma melhora significativa dos trens-bala
anteriores conhecidos como Hexie (“harmonia”). Completamente projetado e
fabricado na China, o Fuxing tem mais espaço e é mais eficiente em energia, com
uma vida útil mais longa e uma confiabilidade melhor.
No ano passado, 3,6 mil viagens de trens de carga foram
feitas entre a China e as cidades europeias, ultrapassando os seis anos
anteriores juntos, disse Lu.
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