CPTM diz que Linha 13 do Aeroporto será aberta no dia 31 de março

Durante apresentação no Instituto de
Engenharia, em São Paulo, o presidente da CPTM Paulo Gonçalves revelou que a
nova Linha 13-Jade será aberta no dia 31 de março, um sábado. Como é sabido, a
linha conectará o aeroporto de Guarulhos à rede metroferroviária da Grande São
Paulo.

O funcionamento inicialmente será
apenas aos fins de semana e sem cobrança de tarifa. O horário previsto vai das
9h às 13h apenas no mês de abril. Já em maio a ideia é estender a operação para
todos os dias da semana, embora a CPTM não tenha revelado se também o horário
será ampliado. Por fim, em junho estima-se iniciar a operação comercial das 4h
à 0h (meia-noite) e já com cobrança de passagem.

A partir da cobrança de tarifa, a CPTM
pretende oferecer três serviços aos passageiros, o regular, entre Engenheiro
Goulart e a estação Aeroporto Guarulhos, com intervalo de 12 minutos e tempo de
viagem de 15 minutos, “Connect”, com partidas da estação Brás a cada 24 minutos
e que funcionarão em conjunto com as viagens regulares, e “CPTM
Airport-Express”, o serviço expresso saindo de Luz e sem paradas até o
aeroporto. Nesse caso, haverá uma cobrança de tarifa entre R$ 8 e R$ 10 com
início em julho.

 

Cronograma apertado

 

De acordo com presentes no instituto, ainda
faltam alguns trabalhos para permitir que a linha comece a funcionar. Entre
eles estão a instalação das vias dos trens no viaduto estaiado, que foi
concluído no início de fevereiro, alguns trechos de obras civis e energização
da via, prevista para os dias 10 a 12 de março. Só então será possível realizar
testes dinâmicos com os trens da CPTM a fim de averiguar todos os sistemas. Nos
últimos dias, inclusive, a empresa levou duas locomotivas a diesel carregadas
com brita para avaliar a estrutura elevada.

Trata-se, portanto, de mais um prazo
apertado afinal temos apenas um mês para avançar tanto. Se por um lado essa
parte está atrasada a expansão da Linha 13 encontra-se num estágio mais
adiantado do que se esperava. O trecho Bonsucesso-Parque da Moóca, que prevê
levar a linha até depois do aeroporto de um lado, e até a Linha 10-Turquesa do
outro, já teve seu projeto funcional praticamente concluído (quando são
definidos aspectos como o traçado e o tipo de via). Agora, segundo a empresa,
trabalha-se nos projetos básicos e executivo, ou seja, que permitirão que a
nova fase seja licitada caso o governo do estado tenha interesse.

Até mesmo a extensão entre Parque da
Moóca e a estação Chácara Klabin, que consta de algumas projeções da CPTM, tem
avançado e pode ter seu projeto funcional definido em breve.

 

People Mover

 

O avanço das obras da CPTM contrasta
com a ausência do prometido “People Mover” que a concessionária GRU Airport
deveria ter construído para levar os passageiros da estação até os terminais.
Sem ele os usuários serão obrigados a tomar ônibus que os levarão a cada um dos
três terminais do aeroporto.

A novidade é que a GRU Airport chegou
a contratar um estudo de implantação do “People Mover” com a empresa ARUP.
Semelhante a um monotrilho, o trem contaria com estações elevadas, portas de
plataformas e um traçado que passaria por cima do Terminal 2 e terminaria em
frente ao Terminal 3. Mas a falta de recursos não permitiu que ele saísse do
papel não por falta de cobrança pelas autoridades envolvidas. Enquanto ele não
vira realidade, o serviço com ônibus articulado partirá a cada 10 minutos nos
horários de pico e será gratuito.

 

Leia mais: Prometida para março,
estação Oscar Freire abrirá com apenas um acesso

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