Uma viagem pelas canções tradicionais do
forró em meio aos trilhos pernambucanos. É o que promete a nova temporada do
Trem do Forró, que começará a circular no próximo dia 2 de junho entre Recife e
Cabo de Santo Agostinho.
O trem opera somente nos meses de junho,
para aproveitar as comemorações juninas. Serão sete viagens neste ano, sempre
aos sábados e em dois domingos.
O percurso de 37 quilômetros entre
Recife e Cabo de Santo Agostinho é feito literalmente ao ritmo do forró, já que
os dez vagões de passageiros transportam, cada um, um trio de forró pé de serra.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
A ida é feita em duas horas e quinze
minutos, com parada de uma hora e meia em Cabo de Santo Agostinho, intervalo em
que os visitantes aproveitam para provar as comidas típicas pernambucanas e…
dançar.
As duas locomotivas a diesel utilizadas
no projeto, fabricadas há cerca de 50 anos, e os 12 vagões, sendo 10 de
passageiros, pertencem à CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), de
acordo com Anderson Pacheco, idealizador do Trem do Forró.
Os vagões são do tipo pidner, com bancos
laterais, e não fileiras de poltronas, o que faz com que os passageiros viajem
de costas para as janelas e liberem espaço interno no veículo, que se
transforma num salão de dança.
Cada vagão transporta de 100 a 120
pessoas. Além dos dez destinados aos
passageiros, há outros dois vagões operacionais –um é composto de
sanitários e, o outro, abriga a equipe de apoio, com seguranças, enfermeiros e
técnicos de mecânica.
“O nosso São João é muito forte aqui no
nordeste e aproveitamos a data para desenvolver esse projeto, que está em sua
28ª edição. Para mantê-lo o ano todo o custo é muito alto e o apoio, próximo de
zero. Nossa vontade era ter pelo menos uma vez por semana”, afirmou Pacheco.
A meta é transportar entre 7.000 e 8.000
passageiros nas sete viagens previstas para este ano.
O trem parte do pátio ferroviário das
Cinco Pontas, no centro do Recife, que não funciona o ano todo, e chega à
estação do Cabo. Há uma linha regular da cidade até Cajueiro Seco, operada por
VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos).
PRIMÓRDIOS
A proposta do Trem do Forró surgiu a
partir da desativação de um programa chamado Pró-Lazer, que era desenvolvido
pelo governo do estado entre Recife e Caruaru.
Pacheco assumiu a rota, por meio de sua
empresa turística, e em 1991 surgiu o primeiro Trem do Forró. À época os
passageiros iam de trem e voltavam de ônibus, dada a distância entre as cidades
–120 quilômetros, percorridos em seis horas.
Em 2001, com o fim da linha férrea para
Caruaru no ano anterior, o destino passou a ser Cabo de Santo Agostinho.
Neste ano, o trem sairá aos sábados
(dias 2, 9, 16, 23 e 30) e em dois domingos (dias 10 e 24, data em que se
comemora o dia de São João).
O passeio inicia às 16h, com previsão de
chegada de volta à capital às 22h. Os ingressos custam a partir de R$ 130.
Seja o primeiro a comentar