Transporte da região Sudeste necessita de investimentos de R$ 686,4 bilhões

​Considerada
uma das regiões mais importantes, mas, também, mais saturadas no deslocamento
de cargas e de passageiros em todo o país, o Sudeste necessita de investimentos
de R$ 686,4 bilhões em infraestrutura de transporte, segundo o Plano CNT de
Transporte e Logística​. Divulgado pela Confederação Nacional do Transporte na
última segunda-feira (27), o trabalho elenca 831 projetos de integração
nacional e urbanos essenciais para que a região tenha um sistema de transporte
eficiente e moderno. 

Entre os
projetos, merecem destaque o Sistema Hidroviário do Tietê-Paraná (MG e SP), o
Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo (RJ e SP), o Trem de Alta Velocidade Belo
Horizonte-Curitiba (MG e PR), o Aeroporto de Uberlândia (MG), as intervenções
na BR-116 (MG e SP), a construção de terminal hidroviário de cargas em Ibiaí
(MG), as obras no Porto de Santos (SP) e a implantação do Hidroanel
Metropolitano de São Paulo (SP).

O projeto do
Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo é antigo e ganhou força quando o Brasil
foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014. O traçado ligando Campinas,
em São Paulo, e o Rio de Janeiro foi escolhido como forma de facilitar e
incrementar o deslocamento entre os dois estados. O governo chegou a criar a
EPL (Empresa de Planejamento e Logística) para acompanhar o desenvolvimento da
obra, que nunca saiu do papel. A CNT considera o Trem de Alta Velocidade como
essencial e sugere investimentos de mais de R$ 89 bilhões para a construção de
510,8 km de extensão de linha férrea.

A mesma
prioridade é observada em relação ao sistema hidroviário do Tietê-Paraná. Entre
2014 e 2016, a hidrovia teve sua operação paralisada por 20 meses devido à
falta de chuvas e ao rebaixamento do nível dos reservatórios locais. O episódio
causou prejuízos estimados de R$ 1 bilhão às empresas de navegação, além do
desemprego de 1.600 pessoas. O problema ainda persiste. Neste ano, a hidrovia
corre novamente o risco de ser fechada.

Para evitar
outros problemas, a Confederação propõe investimentos de mais de R$ 48 bilhões,
que contemplam projetos como os de construção da eclusa de Emborcação, na
hidrovia do rio Paranaíba, assim como na construção das eclusas de Itumbiara e
de São Simão. Esse valor engloba, ainda, a sinalização e o balizamento em 959
km dos rios Paranaíba e Paraná – de São Simão a Foz do Iguaçu –, a adequação em
773 km na hidrovia do rio Grande, de São José da Barra a Ouroeste, entre
outros.

A região
Sudeste é uma das mais estratégicas do país. Grandes corredores de escoamento
de cargas e infraestruturas de transporte de passageiros estão lá localizados.
Porém, boa parte dos sistemas está saturada. Por isso, os investimentos na
região se fazem ainda mais necessários”, conclui o diretor-executivo da CNT,
Bruno Batista.

 

PLANO CNT DE
TRANSPORTE E LOGÍSTICA

 

O que é?

É um amplo
levantamento dos projetos de infraestrutura necessários para solucionar os
problemas atuais e modernizar o setor de transporte brasileiro.

Quais os
objetivos dos projetos?

Ampliar a
disponibilidade e melhorar a qualidade da infraestrutura de transporte,
aumentar a eficiência logística e criar infraestrutura multimodal de modo a
reduzir custos.

Como se dá o
levantamento dos projetos?

Por meio de
um vasto levantamento de demandas locais, estaduais e nacionais para o setor de
transporte. Também foram incluídas intervenções baseadas nas pesquisas e nos
estudos elaborados pela Confederação, propostas das afiliadas da CNT, programas
de grande abrangência para o país, além de planos diretores ou de mobilidade de
alguns municípios.

 

Fonte: http://www.cnt.org.br/imprensa/noticia/transporte-regiao-sudeste-necessita-investimentos-686-bilhoes-plano-cnt-transporte-logística


Fonte: CNT

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