Condephaat estuda tombamento de imóveis que contam a história da malha ferroviária

Equipamentos
e imóveis situados na região de Sorocaba que ajudam a contar a história da
eletrificação da malha ferroviária paulista poderão ser tombados pelo Conselho
de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do
Estado de São Paulo, o Condephaat. O órgão colegiado, subordinado à Secretaria
da Cultura do Estado de São Paulo, aprovou na semana passada, por unanimidade,
a abertura de estudo de tombamento do Conjunto Ferroviário de Varnhagen,
situado na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, e 41 locomotivas, sendo que
17 delas pertenceram à companhia Estrada de Ferro Sorocabana (EFS).

O pedido de
tombamento dos bens históricos da eletrificação ferroviária foi protocolado há
dois anos pela Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho
Sorocabana (MPF-Sorocabana), entidade sem fins lucrativos constituída em
Sorocaba com o objetivo de fomentar ações de preservação da memória histórica
da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim
(Efev). A notificação do Condephaat, assinada pelo presidente Carlos Augusto
Mattei Faggin, possui anexo com a relação das locomotivas e detalhes como
modelo, ano de fabricação (de 1921 a 1984) e sua localização atual, sendo a
maior parte em Bauru e Mairinque. Além de locomotivas que pertenceram à EFS, o
estudo analisa o tombamento de equipamentos da Companhia Paulista de Estradas
de Ferro e da Fepasa.

Não existe
um prazo definido para a conclusão do estudo, mas até a decisão final, fica
proibida qualquer intervenção que possa vir a descaracterizar os bens
relacionados sem a autorização prévia do Condephaat. “A grande vitória, até o
momento, é que com a abertura do estudo, fica impedido que o material rodante,
como são chamadas as locomotivas e vagões de manutenção listados, possa ser
transformado em sucata e vendido por quilo. Inclusive, um leilão desses
equipamentos estava previsto para ocorrer ainda neste ano”, diz o jornalista e
pesquisador Eric Mantuan, presidente da MPF-Sorocabana.

Mantuan
detalha que na última década, várias associações de memória ferroviária
paulistas haviam sugerido o tombamento de bens relacionados à eletrificação
ferroviária ao Condephaat, mas os pedidos, até então, haviam sido negados.
Junto ao novo pedido, a associação encaminhou um estudo técnico de 93 páginas,
realizado com a colaboração do pesquisador Rafael Prudente Corrêa, autor do
livro “Locomotivas elétricas da Companhia Paulista”, em que destaca a
valorização técnica, histórica, social e estética de bens remanescentes do
processo de eletrificação.

Além do
Conjunto de Varnhagen – que compreende a estação, a substação elétrica e casas
remanescentes da vila dos funcionários –, a MPF-Sorocabana sugeriu o tombamento
da edificação da substação Pantojo, em Osasco, e da cabine seccionadora de
Brigadeiro Tobias, situada em Sorocaba, no bairro de mesmo nome, que pertence
ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e, segundo a
entidade, está abandonado.

De acordo
com o estudo, esses equipamentos foram sucateados após o desligamento do
sistema elétrico, entre 2000 e 2001. “Essas edificações ficaram de fora neste
primeiro momento, mas nada impede que sejam incluídas durante os estudos que
serão feitos pelo corpo técnico do Condephaat”, diz Mantuan.

Já entre as
locomotivas, o presidente da associação diz que o pedido visa proteger
especialmente aquelas que trafegaram na região entre 1944 e 1999, em especial
as que desempenharam viagens inaugurais, como a EFS 2001, usada no primeiro
trecho eletrificado da Sorocabana (São Paulo Sorocaba), em 8 de dezembro de
1944. Na cerimônia na Estação Júlio Prestes, a 2001 teve a placa descerrada
pelo então presidente da República Getúlio Vargas.


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Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/mais-cruzeiro/cultura/condephaat-estuda-tombamento-de-imoveis-que-contam-a-historia-da-malha-ferroviária/


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

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