Candidatos
ao governo paulista, o atual governador Márcio França (PSB) e o ex-prefeito da
capital João Doria (PSDB) entraram numa corrida por quilômetros de trilhos nos
últimos dias.
No domingo (2),
Doria reiterou uma velha promessa tucana, de levar a linha 18 do metrô até o
ABC. O projeto prevê um monotrilho entre a estação da linha 2-Verde Tamanduateí
e a as cidades do ABC.
“O
metrô nós vamos ter apoio do governo federal, do [candidato a presidente]
Geraldo Alckmin, com financiamento através do BNDES. Foi essa razão que impediu
que essa linha 18 estivesse em construção. Ela será entregue”, disse, em
evento em São Bernardo do Campo.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
O modelo
escolhido é o de PPP (Parceria Público Privada), ao custo de R$ 3,5 bilhões. A
primeira fase da construção teria 14,9 quilômetros e circularia pelos
municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo.
Nesta
terça-feira (4), em outra agenda de campanha, o tucano afirmou que construiria
350 quilômetros de metrô em um período de 20 anos. Ele não deu prazo para
apenas um mandato, afirmando que o planejamento deve ser de longo prazo.
Atualmente,
a cidade de São Paulo tem cerca de 90 km de metrô.
No mesmo
dia, foi a vez de França prometer levar a CPTM (Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos) até Campinas. O anúncio aconteceu em viagem experimental em um
dos trechos do futuro Trem Intercidades (TIC),
entre Campinas e Louveira.
Nas suas
redes sociais, o governador postou uma foto a bordo em um trem, com a mensagem
“todos a bordo”.
Horas depois
do anúncio, a assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes
Metropolitanos soltou à imprensa nota oficial com o título “Governo do
Estado estuda ampliar linha 7-Rubi até Campinas”, noticiando o ato sem
citar o nome do governador.
Atualmente,
a linha funciona de Jundiaí a Luz, no centro da capital. “O governo deve firmar um convênio com a
União e a Rumo Logística, concessionária desse trecho da ferrovia federal, para
cessão da via”, diz a nota da secretaria.
Seja o primeiro a comentar