A Revista
Ferroviária acompanhou hoje um tour especial para jornalistas na InnoTrans
2018, que começa nessa terça e vai até sexta (dia 21), em Berlim, na Alemanha.
A ideia foi apresentar em primeira mão aos principais veículos especializados
do mundo as novidades da feira deste ano, que conta com mais de 3 mil
expositores (sendo 146 estreantes) de 61 países. O espaço tem cerca de
200 mil metros quadrados e uma área externa com 155 veículos expostos, alguns
com possibilidade de realizar testes drive no local. No estande Trade
Press (Hall 1.1, 11.1 e 23), os visitantes podem encontrar a versão em inglês
da RF, produzida especialmente para o evento.
A CRRC
chegou disposta a mostrar para o mundo o que os chineses estão desenvolvendo em
termos de tecnologia ferroviária. Entre outros produtos, a empresa exibe um
carro de metrô, modelo Cetrovo, feito com fibra de carbono (o que reduz em
13% o peso em comparação com veículos tradicionais de metrô, afirmam os
executivos da CRRC) e com velocidade que pode atingir até 140 km/hora.
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O ambiente
interno dispõe de ar condicionado e iluminação que se ajustam automaticamente
com base em condições externas. As janelas touch-screen também chamam atenção
– a tecnologia permite que os passageiros acessem conteúdos de
entretenimento, inclusive vídeos. Os trens modelo Cetrovo podem acoplar de dois
a doze carros por composição.
A Vossloh
vai apresentar aos visitantes a DE 18 SmartHybrid, uma locomotiva híbrida
elétrica a diesel de quatro eixos, que está em testes e deve entrar em operação
comercial em 2020. A máquina conta com motor de 1.800 kW e uma bateria de 150
kw/hora que, dependendo do perfil da carga, permite que a operação aconteça
com zero emissão de carbono. Os executivos afirmaram que o motor a diesel,
modelo start-stop, apresenta tecnologia capaz de reduzir a emissão de gases
poluentes e também os custos com combustível e manutenção.
A Plasser
& Theurer levou para a área externa da feira o EM1100VT, um sistema que
envia dados sobre geometria da via pela nuvem diretamente para equipamentos de
manutenção. Já a Stadler e a Siemens, parceiras no consórcio Leader formado
em dezembro de 2015 para a entrega de 106 trens para a S-Bahn Trail de Berlim,
apresenta a composição de 73,6 metros de comprimento, o primeiro modelo da
S-Bahn equipado com ar-condicionado. A Siemens também expõe nesses dias de
evento o trem de cabine dupla RRX (Rhi-Ruhr-Express), cujo diferencial é a
conectividade. As janelas são estrategicamente pensadas para melhorar o sinal de
celulares durante a viagem.
Inovação
A edição
deste ano da InnoTrans traz um foco maior em inovação, afirmou o diretor
executivo da Messe Berlin GmbH, organizadora da feira, Christian Göke : “O
evento está mais concentrado, mais inovador, mais informativo. Isso é o que os
visitantes vão encontrar na 12ª edição da InnoTrans. Mais uma vez, quebramos o
recorde anterior, de 2016, em número de expositores e veículos na área
externa”.
O
diretor-presidente da Australasian Railway Association (ARA), Bob Herbert,
disse que a delegação australiana é uma das maiores da feira, com 41 companhias
expositoras. “Queremos estar por dentro de tudo o que acontece no setor
ferroviário. Além de fazer negócio, queremos estar em contato com pessoas que
trabalham diretamente em ferrovia, assim como acadêmicos, que fazem pesquisas
em universidades.”
O diretor da
Marfex (Associação Ferroviária Espanhola, que congrega 86 empresas da
indústria), Pedro Fortea, disse que a feira é o principal momento das
companhias apresentarem ao mundo suas novidades. “Queremos observar, ver e
aprender. Fazer networking e apresentar as nossos produtos e soluções para área
ferroviária”, resumiu.
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