Cidades que possuem sistemas de Veículo Leve Sobre Trilhos –
VLT, convivem com constantes colisões entre os trens e veículos de passeio. Na
maioria dos casos, as pesquisas apontam que as ocorrências são por imprudência
dos motoristas.
Em decorrência destes problemas, a Companhia de Trânsito
Público de Praga (DPP) planeja testar um sistema anticolisão para bondes neste
mês, no modelo Tatra T6A5. Se o sistema for bem sucedido, testes devem evoluir
para outros modelos. A longo prazo, a tecnologia poderia ser introduzida em
larga escala.
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O diretor técnico da DPP, Oldřich Vytiska, disse que a
empresa estabeleceu uma parceria com a Universidade Técnica Tcheca em Praga
(ČVUT) para escolher um sistema apropriado e colocá-lo em operação.
“Se o dispositivo escolhido atender aos requisitos de transporte
de bonde urbano e tiver os recursos necessários, o processo de teste e
aprovação será concluído após seis meses”, disse Vytiska no site do DPP.
A tecnologia consiste em antenas direcionais e envia
mensagens curtas para os veículos. Dependendo dos parâmetros críticos
definidos, o dispositivo avalia o risco de colisão do bonde e avisa o condutor.
Para modelos de bonde mais antigos, este aviso pode ser fornecido por meio de
um sinal sonoro e, em novos bondes, o sistema anti-colisão pode parar o bonde sem
a intervenção do motorista.
O equipamento de teste será fornecido gratuitamente pela
empresa americana Protran Technology.
“No futuro, gostaríamos de estender este sistema para
incluir dispositivos semelhantes que são usados em carros autônomos para detectar
outros veículos”, disse Vytiska.
A gerenciadora de trânsito também verifica regularmente as
capacidades de frenagem de todos os veículos. Os modelos mais novos, o Škoda
15T ForCity têm a potência de travagem mais eficaz. Por exemplo, a uma velocidade
de 40 km/h numa pista plana com um VLT vazio, pode-se usar sistemas de frenagem
a uma distância de cerca de 18 metros. Detectar perigos precocemente é um
componente chave para interromper acidentes, já que 18 metros é uma grande
distância em relação a como um carro pode parar.
A rede de bonde de Praga é a maior da República Tcheca, com
142,4 km de trilhos e mais de 900 veículos. O modelo mais moderno, fornecido
pela Škoda, é equipado com WiFi, e representa cerca de um quarto da frota.
Fonte: https://viatrolebus.com.br/2018/09/praga-testa-sistema-anti-colisao-em-vlt/
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