Praga testa sistema anti-colisão em VLT

Cidades que possuem sistemas de Veículo Leve Sobre Trilhos –
VLT, convivem com constantes colisões entre os trens e veículos de passeio. Na
maioria dos casos, as pesquisas apontam que as ocorrências são por imprudência
dos motoristas.

Em decorrência destes problemas, a Companhia de Trânsito
Público de Praga (DPP) planeja testar um sistema anticolisão para bondes neste
mês, no modelo Tatra T6A5. Se o sistema for bem sucedido, testes devem evoluir
para outros modelos. A longo prazo, a tecnologia poderia ser introduzida em
larga escala.

O diretor técnico da DPP, Oldřich Vytiska, disse que a
empresa estabeleceu uma parceria com a Universidade Técnica Tcheca em Praga
(ČVUT) para escolher um sistema apropriado e colocá-lo em operação.

“Se o dispositivo escolhido atender aos requisitos de transporte
de bonde urbano e tiver os recursos necessários, o processo de teste e
aprovação será concluído após seis meses”, disse Vytiska no site do DPP.

A tecnologia consiste em antenas direcionais e envia
mensagens curtas para os veículos. Dependendo dos parâmetros críticos
definidos, o dispositivo avalia o risco de colisão do bonde e avisa o condutor.
Para modelos de bonde mais antigos, este aviso pode ser fornecido por meio de
um sinal sonoro e, em novos bondes, o sistema anti-colisão pode parar o bonde sem
a intervenção do motorista.

O equipamento de teste será fornecido gratuitamente pela
empresa americana Protran Technology.

“No futuro, gostaríamos de estender este sistema para
incluir dispositivos semelhantes que são usados ​​em carros autônomos para detectar
outros veículos”, disse Vytiska.

A gerenciadora de trânsito também verifica regularmente as
capacidades de frenagem de todos os veículos. Os modelos mais novos, o Škoda
15T ForCity têm a potência de travagem mais eficaz. Por exemplo, a uma velocidade
de 40 km/h numa pista plana com um VLT vazio, pode-se usar sistemas de frenagem
a uma distância de cerca de 18 metros. Detectar perigos precocemente é um
componente chave para interromper acidentes, já que 18 metros é uma grande
distância em relação a como um carro pode parar.

A rede de bonde de Praga é a maior da República Tcheca, com
142,4 km de trilhos e mais de 900 veículos. O modelo mais moderno, fornecido
pela Škoda, é equipado com WiFi, e representa cerca de um quarto da frota.

 

Fonte: https://viatrolebus.com.br/2018/09/praga-testa-sistema-anti-colisao-em-vlt/


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