Rachaduras na estrutura do prédio ameaçam a estação
ferroviária de Bueno de Andrada, distrito de Araraquara (a 273 km de São
Paulo).
Construída em 1898, dois anos após a fundação da Estrada de
Ferro Araraquara, e com circulação de trens de passageiros até 17 anos atrás, a
estação é alvo de um pedido de tombamento que inclui imóveis no entorno, além
da plataforma de embarque e desembarque.
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Enquanto isso não ocorre, porém, o prédio necessita de
reparos em sua estrutura. O problema é que a estação não pertence ao município
e depende da iniciativa de órgãos como Dnit (Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes) e prefeitura.
“A questão está bem complicada, [com rachaduras] ao ponto de
partir ao meio. Fizemos pedido e o próprio Dnit enviou documento favoravelmente
à municipalização. É o que esperamos que aconteça”, disse Théo Bratfisch,
presidente da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural.
O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública na
2ª Vara Federal de Araraquara relativa à preservação dos imóveis ferroviários
no distrito.
Um impasse a ser superado agora é que a Rumo, concessionária
que administra o trecho, solicitou modificação no local para a passagem com
segurança de suas composições.
Isso poderá resultar na perda de 50 centímetros da cobertura
da plataforma de embarque. Empresa, associação de preservação, Câmara e
prefeitura estão em discussão sobre o tema.
ARARAQUARENSE
A Estrada de Ferro Araraquara, também conhecida como
Araraquarense, foi fundada em 1896, mas só abriu suas operações à circulação de
trens dois anos depois.
A expansão durou 14 anos, com a chegada da linha principal
–linha-tronco– até São José do Rio Preto. Quebrada financeiramente, ela foi
estatizada em 1919 e voltou a apresentar ligeiro avanço a partir dos anos 1930.
Assim como outras companhias ferroviárias em dificuldades
financeiras, acabou sendo uma das encampadas pela Fepasa (Ferrovia Paulista
S.A.) em 1971.
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