O governo do Estado do Rio de
Janeiro receberá, ao todo, 14 bondes novos para o bairro de Santa Teresa até o
próximo ano em um contrato de R$ 40 milhões, de acordo com Paulo Munck, diretor
de engenharia da empresa fornecedora, a T’Trans.
Atualmente, segundo a Secretaria
de Transportes do Rio de Janeiro (Setrans), há cinco bondes em funcionamento.
Um sexto bonde, que chegou no último dia 16, está em processo de homologação.
Munck contou que até o final do ano a T’Trans irá entregar mais dois e, em
2019, serão entregues os trens restantes.
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“Nós implantamos bondes com
segurança, conforto e confiabilidade”, disse ele à Revista Ferroviária. Os
novos trens são equipados com um sistema de freio pneumático mais moderno e um
sistema de freio dinâmico que freia com os motores, provocando uma
desaceleração no sistema. “É igual ao sistema dos carros”, explica. Além disso,
os motores viram geradores de energia para a rede aérea dos bondes, em uma
espécie de retroalimentação. Há também um terceiro sistema de freios, que
é magnético e aderente aos trilhos, o que impede que o trem se desloque, e
também o freio de estacionamento.
O sistema de bondes de Lisboa foi
um dos que serviram de referência para a companhia, conta o diretor. Os painéis
de comando são mais modernos e ergonômicos, facilitando a operação.
“O sistema de tração possui um
controle eletrônico microprocessado de última geração, permitindo partidas
suaves e sem solavancos. É um sistema em corrente alternada, com menor consumo
de energia. Nós implantamos ainda um sistema de estribo retrátil, que é
intertravado com a atração do bonde, impedindo que o mesmo circule com o
estribo baixado”, conta Munck. O estribo retrátil evita a superlotação e
que os passageiros viagem em pé. Há lugar para 32 passageiros na
composição.
Foi implantado ainda um sistema
GPS que monitora em tempo real a localização do bonde, um circuito interno de
câmeras e um sistema de som no qual o motorneiro e a Central de Controle
Operacional (CCO) podem se comunicar diretamente com os passageiros.
Expansão
Nessa semana, o bonde de Santa
Teresa começou a circular da Travessa Vista Alegre até o Largo do França. É a
terceira obra de expansão entregue pelo governo do estado esse ano. Até a
primeira quinzena de dezembro, os trilhos chegarão à parada Dois Irmãos,
representando um acréscimo de cerca de um quilômetro no trajeto. Com isso, o
sistema ficará com cerca de seis quilômetros, mesma extensão em operação em
2011 (ano em que houve um acidente no qual o trem descarrilou, matando seis pessoas).
Paralelamente, também estão sendo
feitas intervenções na oficina, com o objetivo de adaptar a estrutura para a
chegada de novos bondes.
Horários e preços
Os bondes circulam, atualmente, de
segunda a sexta, das 8h às 17h30; aos sábados, das 10h às 17h30, e aos domingos
e feriados, das 11h às 16h30, entre o Largo da Carioca e o Largo do França.
O trajeto do bonde até a Praça
Odylo Costa Neto ocorre em horários especiais: pela manhã (9h e 10h) e à tarde
(15h, 16h e 17h).
Já a operação até a Rua Francisco
Muratori ocorre em dois horários: às 8h e às 15h.
Para acessar o bonde é cobrada a
tarifa de R$ 20 (duas viagens). Moradores do bairro (previamente cadastrados),
estudantes da rede pública uniformizados e com o cartão escolar, pessoas acima
de 65 anos e portadores do Vale Social não pagam.
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