De 2012 para cá, a
SuperVia aumentou em quase 70% a capacidade diária de transporte nos trens,
passando de 1.458.060 para 2.103.600 lugares. Esse crescimento foi possível,
segundo a empresa, por conta da chegada de 120 novas composições à frota nos
últimos seis anos, ajustes na operação e investimentos no sistema de sinalização,
o que permitiu a redução do intervalo de trens nos ramais operados pela
companhia.
O processo de
renovação da frota da SuperVia foi iniciado em 2012, com a entrega de 30 trens
chineses adquiridos pelo governo do estado. Em 2014, outras 70 composições,
também encomendadas na China pelo estado, passaram a compor a frota,
totalizando 100 novos trens. Até o fim do ano, mais seis trens de oito carros,
que estão sendo fabricados pela Alstom, na unidade da Lapa (SP), também
entrarão em operação. A idade média da frota, que já foi de 30 anos, atualmente
está em 16 anos. Com a chegada das novas composições da Alstom, passará a ser
de 13 anos.
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Atualmente, a SuperVia
oferta 100% dos lugares em trens com ar-condicionado nos finais de semana e
feriados, já nos dias úteis essa média é de 99%. Ainda segundo a companhia, em
2011, os trens apresentavam avarias a cada 23 mil quilômetros rodados, e hoje,
as composições viajam por aproximadamente 513 mil quilômetros sem apresentar
qualquer tipo de falha e os índices de regularidade e pontualidade estão acima
dos previstos no contratos de concessão. Hoje a frota total da SuperVia é de
201 TUEs e 800 carros.
Por dia útil são
transportados, em média, 600 mil passageiros, numa malha de 270 km dividida em
cinco ramais, três extensões, 102 estações, com atendimento à população de 12
municípios.
Multa e investimentos
Sobre a decisão, no
último dia 22, dos desembargadores da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça
do Rio de Janeiro de manter a multa à SuperVia no valor de R$ 50 mil por dia
mais R$ 150 mil por danos patrimoniais e morais, individuais e coletivos
causados aos consumidores, a empresa afirma, em nota, que a ação é de
2009, quando a concessionária era administrada por outra gestão (a atual gestão
assumiu em 2011).
“Nesses nove anos, o
sistema passou por diversas melhorias e, além disso, a decisão estabelece multa
por possíveis problemas. Para a multa ser aplicada, os eventos precisam, ainda,
ser reconhecidos pelos órgãos competentes. A SuperVia está analisando as
próximas medidas que deverão ser adotadas no processo”.
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