Chineses demonstram interesse em investir na Ferrovia Transnordestina e no Terminal de Minérios do Porto de Suape


Em
viagem a São Paulo nesta semana, o presidente do Complexo Industrial Portuário
de Suape, Carlos Vilar, reuniu-se com Lin Li, CEO da gigante CCCC (China
Communications Construction Company), e os diretores Eduardo Viegas,
vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios, e Helder Dantas, diretor
executivo, para retomar as negociações com o grupo chinês quanto ao interesse
em investir no Porto de Suape. Os empresários chineses se disponibilizaram a
iniciar as tratativas sobre a conclusão da Ferrovia Transnordestina, no trecho
Salgueiro-Suape, uma vez que o grupo também pretende concorrer para construir o
terminal de minérios, cuja viabilidade do projeto depende do funcionamento da
ferrovia.

Em
reunião anterior, quando estiveram na sede do porto pernambucano, o presidente
Vilar apresentou o projeto do futuro terminal de minérios. “Nós não podemos
ficar parados, esperando que o empresário procure o porto. Vi que eles já
haviam feito uma avaliação, entre 2010 e 2012, por meio de uma empresa
pertencente ao mesmo grupo, sobre esse projeto, mas que ficou parada muito em
função da não conclusão da Transnordestina”, disse Vilar.

De
acordo com o presidente, Suape está aberto às negociações e aos investimentos
do grupo chinês que já atua neste setor no Brasil há algum tempo, a exemplo do
Porto de São Luís, no Maranhão, e as recentes negociações com o Terminal
Graneleiro de Babitonga (TGB) em São Francisco do Sul (SC), com investimentos
de R$ 1 bilhão.

Em
Pernambuco, há uma enorme preocupação quanto à retomada dos trabalhos para a
conclusão da Ferrovia Transnordestina e a chegada ao seu destino no estado, que
é o Porto de Suape. Segundo o novo cronograma da obra, divulgado pela
concessionária Transnordestina Logística (TLSA), será priorizado o trecho
Piauí-Porto de Pecém (CE), com término previsto para 2021, enquanto que o
trecho Salgueiro-Suape só seria concluído em 2027. Na avaliação do presidente
Vilar, isso inviabiliza investimentos tanto do setor público quanto privado no
porto pernambucano, com perdas incalculáveis para a economia e o
desenvolvimento socioeconômico do estado.

“Suape
está pronto para lutar sem medir esforços para conseguir que a Transnordestina
seja concluída também na parte que contempla o complexo industrial portuário do
estado. Devemos nos reunir nos próximos dias com o ministro do Tribunal de
Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro para discutir as demandas do porto e,
principalmente, buscar ajuda quanto a esta questão da ferrovia”, concluiu
Vilar.

Para
o CEO do grupo CCCC, Lin Li, essas negociações com o governo são importantes
para viabilizar todo e qualquer investimento. Será necessário, ainda, procurar
o grupo de mineradoras instaladas no Estado do Piauí, de onde deverão partir os
trens com o minério – carga que justificaria o investimento – com destino à
ilha de Cocaia em Suape, onde deverá ser construído o terminal, numa área de
aproximadamente 75 hectares. Lin Li sinalizou forte interesse em concretizar a
parceria com Porto de Suape.

Ao
fim do encontro, o presidente Carlos Vilar se viu otimista quanto à reunião e o
avanço da retomada das negociações com os chineses. Segundo ele, há um
positivismo a partir do novo governo, tanto estadual, com a renovação do
mandato do governador Paulo Câmara, quanto na esfera federal, com o governo
Jair Bolsonaro, no qual acredita que vai colaborar com a abertura necessária
aos investimentos nos portos brasileiros, e Suape se encontra inserido nesse
contexto.


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