O governador Pedro Taques não conseguiu a aprovação dos
deputados estaduais para efetuar um empréstimo no valor de R$ 800 milhões.
Conforme o governador disse aos parlamentares, o dinheiro seria utilizado para
a conclusão das obras e operacionalização do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
que estão paradas desde dezembro de 2014, em Cuiabá e Várzea Grande.
Relator da solicitação governamental, o deputado Adalto de
Freitas manifestou parecer contrário à autorização para o empréstimo, tendo em
vista que o atual governo encontra-se no fim do mandato. Inicialmente, o custo
total da obra previsto era de R$ 1,4 bilhão, mas R$ 1 bilhão já foi gasto e só
metade do projeto foi executado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O pedido foi negado pela Comissão de Fiscalização e
Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa, composta
pelos deputados Wilson Santos (PSDB), Adalto de Freitas (Patri), Silvano Amaral
(MDB) e Wagner Ramos (PSD).
A obra ficou suspensa até que o governo do estado fechou um
acordo com o consórcio VLT, responsável pelo projeto, em março do ano passado.
O VLT e outras obras de mobilidade urbana deveriam ter sido concluídas a tempo
da Copa do Mundo, em junho de 2014.
“Não é correto autorizar a contratação de tamanho crédito em
final de governo, considerando que a conta ficará para ser paga pelos futuros
administradores do Estado”, assinalou Adalto de Freitas.
Wilson Santos fez coro. “É até uma questão de coerência, até
mesmo porque o governador eleito, Mauro Mendes, já pediu à sociedade o prazo de
um ano para avaliar a viabilidade e os meios necessários para a conclusão do
VLT”, disse o parlamentar.
Adalto de Freitas ainda reiterou a confiança no futuro
mandatário. “A inconclusão desse projeto, tão dispendioso financeiramente,
quanto importante para a mobilidade urbana na grande Cuiabá, tornou-se um
vexame nacional para Mato Grosso. Temos a certeza de que é possível concluir o
VLT, com custos menores e acredito que o governador eleito assumirá esse
compromisso e o fará”, afiançou o parlamentar.
Leia Mais: Em SP, Doria vai herdar obras polêmicas e sob
investigação
Seja o primeiro a comentar