Marrocos tem, desde hoje, o primeiro trem de alta velocidade
da África.
O rei Mohammed VI inaugurou nesse 15 de novembro de 2018 a
primeira ligação africana por meio de TGV – trem de alta velocidade (Train à
Grande Vitesse, em francês) entre as cidades de Tânger e Casablanca, via Rabat,
na presença do presidente francês Emmanuel Macron.
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A viagem inaugural percorreu as novas estações TGV de
Tangier-Ville e Rabat-Agdal, bem como uma linha de alta velocidade (LGV – ligne
à grande vitesse) Tanger-Kenitra, chamada LGV Morocco.
O investimento de 2,1 bilhões de euros, com quatro novas
estações (Casablanca e Kenitra serão inauguradas posteriormente) e 200
quilômetros de uma nova linha para os melhores padrões mundiais, reduzirá o
tempo da viagem de Tânger a Casablanca à metade, das atuais 4 horas e 45
minutos para 2 horas e 10 minutos. O TGV pode chegar à velocidade de 320
quilômetros por hora.
O projeto é o orgulho do ONCF, operador nacional das
estradas de ferro marroquinas, e seu diretor geral, Mohamed Rabie Khlie,
obviamente esteve presente na inauguração, juntamente com Guillaume Pepy, o
Presidente da SNCF, que opera a rede ferroviária da França, uma das melhores
redes de trem do mundo.
O LGV Marrocos é fruto de uma parceria estratégica
franco-marroquina.
A França financiou 51% do custo do projeto, ou seja, 1,1
bilhão de euros. A SNCF traz sua expertise em projetos, construção, operação e
manutenção de alta velocidade do LGV. Tudo isso, com o objetivo de transferir o
know-how francês (2.600 quilômetros de trilhos construídos, trinta e cinco anos
de operação) em benefício das equipes marroquinas.
Em uma entrevista concedida em 2017, o diretor geral do ONCF
afirmou: “Nosso objetivo é ter seis milhões de passageiros por ano após três
anos de uso comercial“, disse numa entrevista ao Le Monde.
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