Franceses consideram construir um monotrilho suspenso para
ligar Thionville e Luxemburgo. Moradores e autoridades locais se reuniram para
juntar esforços para colocar o meio de transporte de pé.
A rota por onde o trem suspenso poderá ser erguido, é usada
diariamente por quase 100.000 passageiros, e as rodovias que ligam as regiões
já apresentam sinais de saturação. Há projeções de que este fluxo de usuários
poderá aumentar nos próximos anos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Thionville fica a 70 km distante de Luxemburgo. O projeto é
avaliado em 1,5 bilhão de euros. Autoridades falam em abertura para os
passageiros no ano de 2035, caso o meio de transporte seja escolhido.
A empresa Supraways, uma das interessadas no monotrilho, diz
que o custo por quilômetro poderá ficar de 8 a 10 milhões de euros.
Monotrilhos suspensos
O meio de transporte não é novidade. O sistema da cidade
alemã de Wuppertal foi fundado em 1901.
Já no Japão, o chamado “Chiba Monorail Urbano”, conta com
duas linhas de monotrilho suspenso. O primeiro ramal, denominado Linha 2 liga a
Estação Sports Center à Estação Chishirodai, e começou a operação no dia 28 de
março de 1988, e o restante do sistema foi entregue 11 anos depois, em 24 de
março de 1999. O monotrilho de Chiba é o maior sistema suspenso com 15,2 km de
extensão.
Seja o primeiro a comentar