Nos últimos anos, a Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina (Appa) realizou o maior conjunto de obras da sua história. Entre 2011
e 2018, foram mais de R$ 940 milhões em investimentos públicos, em
infraestrutura marítima e terrestre. No período foram realizados, também, R$2,2
bilhões em investimentos privados.
Apenas durante a gestão da governadora Cida Borghetti, neste
ano de 2018, a APPA anunciou mais R$663 milhões em investimentos, que serão
aplicados na melhoria da infraestrutura portuária até 2020.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Estamos pensando os nossos portos para as próximas décadas.
Com esta estratégia, o Governo do Estado assumiu o papel de repotencializar os
portos de Paranaguá e Antonina, tornando-os novamente competitivos no mercado
nacional e internacional. E assim fizemos”, declarou o diretor-presidente da
Appa, Lourenço Fregonese.
OBRAS EM ANDAMENTO – Em 2018 foram iniciadas as obras de
revitalização da Avenida Bento Rocha, uma obra de R$ 15,9 milhões que vai
reformar a principal via de acesso ao Porto de Paranaguá.
Também foi feita a licitação da obra de dragagem de
manutenção continuada para os próximos cinco anos, que garantirá a manutenção
da profundidade de canal atingida com a recente dragagem.
Além de permitir que os maiores navios que fazem o
transporte internacional de cargas possam acessar ao porto, a obra vai contar
com a inédita iniciativa de janelas ambientais, que são períodos sem
intervenção da dragagem que respeitam os ciclos de reprodução marinha da fauna
que vive na baía. O investimento da obra será de mais de R$ 470 milhões.
CAIS OESTE – Em julho deste ano, a governadora Cida
Borghetti esteve em Paranaguá e assinou a ordem de serviço para início das
obras no cais Oeste do Porto de Paranaguá. O investimento de R$ 177,58 milhões
abrange modernização dos berços de atracação 201 e 202 e de ampliação do berço
201.
A obra vai triplicar a movimentação de cargas no local,
passando dos atuais 2 milhões de toneladas, para 6,5 milhões de toneladas
anuais. Também já estão previstos outros R$ 60 milhões para a construção de
quatro trincheiras rodoviárias em Paranaguá.
OBRAS ENTREGUES – Com as obras iniciadas neste ano, é
possível dizer que a Appa cumpriu 100% do que foi proposto no Plano de
Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Paranaguá (PDZPO), lançado em 2012,
após debate com o setor produtivo e comunidade portuária.
Foram entregues nesta gestão, obras como a instalação de
novas defensas (estrutura que protege o casco do navio no cais), a expansão do
sistema de segurança, novas portarias e balanças, novo prédio administrativo, o
Centro de Proteção Ambiental das Baías de Paranaguá e Antonina, a reforma do
cais, readequação do Sistema de Combate a Incêndios, ampliação do sistema de
descarga de granéis sólidos no silo público com os novos tombadores e balanças
rodoviárias.
Também foi feita a troca de quatro carregadores de navios,
que aumentou em 33% a produtividade do Corredor de Exportação do Porto, a
demolição de armazéns na faixa portuária, novas guaritas de acesso ao Pátio de
Triagem de Caminhões, novo layout operacional do cais e um novo berço exclusivo
para veículos, máquinas e equipamentos.
RECORDES – Os investimentos fizeram com que o Porto de
Paranaguá atingisse um novo patamar de movimentação. As filas de caminhões
nunca mais foram vistas e, em 2017, pela primeira vez em toda a sua história, o
porto ultrapassou a marca das 50 milhões de toneladas movimentadas.
Desde 2011, o Corredor de Exportação do Porto já registrou
45% de aumento no volume movimentado e ano passado bateu seu recorde de
movimentação anual, com 17 milhões de toneladas de grãos escoados. Com isso, as
cargas voltaram a sair pelo Porto de Paranaguá e mais de 80% da produção de
grãos das cooperativas são exportadas pelo porto.
Ao longo dos últimos anos, foram registrados 50 recordes
históricos no Porto de Paranaguá. Ao todo, 17 marcas históricas foram batidas
ao longo de 2017: operação diária, semestral e anual de soja e de veículos;
volumes de graneis sólidos, líquidos e carga geral; fluxo de caminhões no pátio
de triagem. Na operação quase todos os produtos movimentados pelo porto
obtiveram recordes de movimentação, dinamizando e impulsionando a economia do
Paraná.
O volume de movimentações foi bem acima da média brasileira.
Enquanto as exportações de produtos no Brasil inteiro tiveram crescimento médio
de 7,2% em relação a 2016, de acordo com dados do Ministério da Indústria,
Comércio Exterior e Serviços, as exportações pelo Porto de Paranaguá cresceram
17%. “Este incremento é resultado de tudo que foi feito na infraestrutura
terrestre, aliado ao que evoluiu na estrutura marítima, representada pelas
campanhas de dragagem”, avalia o diretor de Operações do Porto de Paranaguá,
Luiz Teixeira Junior.
INVESTIMENTOS PRIVADOS – Os investimentos públicos
alavancaram os investimentos privados no Porto de Paranaguá. Entre os investimentos
estão R$ 1,4 bilhão em novos Terminais de Uso Privado, R$ 1,2 bilhão em
arrendamentos do Programa de Investimentos em Logística (PIL), R$ 960 milhões
em renovações antecipadas de áreas, R$ 820 milhões em contratos de passagem e
R$ 700 milhões em rearrendamentos de áreas públicas ocupadas.
Seja o primeiro a comentar