O trem movido a
bateria da Bombardier, modelo Talent 3, recebeu o prêmio “Berlim Brandenburg
Innovation Award”, no último dia 30 de novembro. O protótipo deste modelo foi
lançado em setembro deste ano, na fábrica da Bombardier em Hennigsdorf, Alemanha. Em 2019, a Deutsche Bahn
iniciará testes com o protótipo para o transporte de passageiros na região
de Alb-Lake Constance, no sudoeste da Alemanha.
Nosso
objetivo era desenvolver um trem silencioso e ecológico para os passageiros,
além de oferecer aos operadores de todo o mundo a melhor alternativa para os
trens a diesel de alta emissão nos aspectos de custo e segurança”, afirmou o
presidente da área de Produtos e Engenharia da Bombardier Transportation,
Pierre-Yves Cohen.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O protótipo do trem
é equipado com quatro baterias de íons de lítio de carregamento, batizadas de
Bombardier Mitrac, que fornecem à composição autonomia para percorrer rotas de
até 40 km em ferrovias não eletrificadas, segundo a Bombardier. Quando operam
em linhas com catenárias, as baterias são carregadas durante a condução, com a
ajuda da energia gerada durante a frenagem e da rede aérea.
O desenvolvimento
do trem operado por bateria foi subsidiado pelo governo federal alemão no
âmbito de um programa de inovação para eletromobilidade. O Ministério Federal
dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha (BMVI) contribuiu com 4
milhões de euros para a iniciativa. Os
parceiros do projeto incluem a subsidiária DB Regionalverkehr Alb-Bodensee
(transporte regional para a região do Lago de Constança),
Nahverkehrsgesellschaft Baden-Württemberg (Companhia de Transportes Regionais
de Baden-Wuerttemberg), a Nationale Organisation Wasserstoff- und
Brennstoffzellentechnologie (Organização Nacional de Hidrogénio e Fuel Cell Technology)
e a Universidade Técnica de Berlim.
A Bombardier
destinará o prêmio em dinheiro de 10 mil euros para promover ações de
responsabilidade social. Uma parte será usada para organizar um evento de
hackaton com jovens e estudantes sobre o tópico Trem do Futuro, em
cooperação com a Universidade Técnica de Berlim. A outra parte será doada para
o Children’s Hospice Sonnenhof, também na capital alemã.
Esforço
A Alemanha vem se esforçando para
reduzir as emissões de CO2 no âmbito do transporte ferroviário. Em setembro
deste ano, começaram a circular as primeiras composições movidas a células de
hidrogênio fabricadas pela Alstom – modelo Coradia iLint – na região da Baixa
Saxônia. Dois trens farão um trajeto de 100 km entre as cidades de Cuxhaven,
Bremerhaven e Buxtehude, no norte do país. A Alstom tem planos de entregar
outros 14 trens deste modelo até 2021 à operadora ferroviária local LNVG.
Os trens de hidrogênio são equipados
com células de combustível que produzem eletricidade por meio de uma combinação
de hidrogênio e oxigênio, um processo que tem como únicas emissões vapor e
água.
Leia Mais:Rebatizados, trens Brightline se chamarão Virgin Trains USA
Muito interessante! Gostaria de mais conteúdo atualizado sobre o assunto.