O Statistics Brief sobre os metrôs do mundo, parrudo
relatório produzido pela UITP – International Association of Public Transport
(Associação Internacional de Transporte Público), traz uma série de informações
importantes para quem gosta de acompanhar a evolução do sistema metroviário no
mundo. A data de publicação é setembro de 2018.
Como lembra a entidade internacional logo de saída, os
metrôs são de importância crítica para a mobilidade à medida em que as
sociedades estão se tornando cada vez mais urbanizadas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
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- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo o relatório, no final de 2017 havia metrôs em 178
cidades em 56 países, transportando em média um total de 168 milhões de
passageiros por dia.
FROTA DE TRENS
Para este relatório, a UITP coletou dados de material
rodante para todos metros no mundo pela primeira vez. Para 2017, a frota
operacional total era composta por 114.000 vagões.
Desde o ano 2000, foram inaugurados 75 novos metrôs, um
crescimento de 70%. “Este massivo crescimento deve ser creditado em grande
parte a investimentos feitos em alguns países da Ásia”, diz o documento.
Mais à frente no documento, a UITP volta a falar da Ásia:
“Olhando para a história do desenvolvimento do metrô, nunca houve um
desenvolvimento tão forte desde que a Ásia começou a investir maciçamente em
sistemas metroviários nos anos 70. Houve um aumento significativo na atual
década, que nem sequer terminou, em grande parte devido à China e à Índia”.
Repare no gráfico abaixo, que nesta década (2010-2019)
enquanto a Ásia inaugurou 33 sistemas de metrô, a América Latina abriu apenas
3.
Para o Statistics Brief, a UITP coletou uma série de
indicadores-chave de todos os metrôs do mundo, incluindo número de passageiros,
número de linhas, comprimento da rede, número de estações e tamanho da frota.
Segue um breve resumo dos principais tópicos:
USUÁRIOS
Em 2017, os 178 sistemas de metrô representaram um total
anual usuários de 53.768 milhões de passageiros.
Nos últimos seis anos, o número de usuários de metrôs
cresceu globalmente em 8.716 milhões de passageiros (+ 19,5%).
Repartida por continente, a taxa de crescimento de
passageiros entre 2012 e 2017 foi mais robusta na região do Oriente Médio e
Norte da África (MENA – Middle East and North Africa) com +58%, seguida da Ásia
(+ 28%) e da América Latina (+ 20%). América do Norte e Europa registraram 10%
de aumento, enquanto a Eurásia perdeu 3% dos passageiros.
A Ásia é o lar de nada menos do que sete dos dez mais
movimentados metrôs do planeta. Em comparação com o mesmo relatório de 2015
(Statistics Brief), Nova Delhi (Índia) subiu entrou no Top 10, tomando o lugar
do Metrô de Paris.
Pequim, Xangai, Seul, Guangzhou e México se mudaram para a
parte de baixo no ranking, enquanto Moscou subiu para o número dois.
Em 31 de dezembro de 2017, os 178 sistemas de metrô juntos
tinham 642 linhas, para um comprimento total de 13.903 km e 11.084 estações.
Entre o começo de 2015 e o final de 2017, 1.901 km de nova
infraestrutura de trilhos foram colocados em serviço. Isso inclui as novas
linhas que abriram nos 19 novos metrôs em cidades da China, Índia e Irã (577
km), mas também novas linhas em cidades metropolitanas já estabelecidas (820
km), bem como extensões de linhas (504 km).
Quanto a metrôs individuais, em comparação com a situação no
final de 2014, Shenzhen se juntou ao Top 10 dos sistemas de metrô mais longos,
substituindo a Cidade do México. Seul subiu uma posição para o número três e
Guangzhou subiu do número nove para o número sete no ranking. Londres, Moscou e
Madri desceram uma posição.
A Ásia é o lar de nada menos que seis dos dez maiores metrôs
do planeta.
Mais seis metrôs passaram a ter um comprimento superior a
200 km: Cingapura (265 km), Chongqing (260 km), Cidade do México (226 km),
Teerão (221 km), Nova Deli (220 km), Paris (215 km) e Wuhan (204 km). Nova
Delhi provavelmente entrará no Top 10 em 2018.
A ASCENSÃO DA FROTA AUTOMATIZADA
Em março de 2018 o comprimento total da linha de operação
totalmente automatizados (FAO – Fully Automatic Operation) atingiu o marco de
1.000 km com a inauguração da Linha Pujiang em Xangai.
Metrôs totalmente automatizados representam atualmente 7% do
comprimento total dos ativos do metrô instalados. Apesar de parecer modesto,
deve-se ter em mente que os metrôs totalmente automatizados surgiram nas
décadas de 1980 e 1990, em comparação com 150 anos de história do metrô.
No período 2015-17, dez novas linhas de metrô projetadas
para operar totalmente automatizadas (FAO / GOA4) entraram em serviço em dez
cidades, com extensão total de 157km. O GOA 4 é uma operação de trem sem
supervisão, onde o início e a parada, o funcionamento das portas e o manuseio
de emergências são totalmente automatizados, sem qualquer equipe no trem.
Juntamente com nove extensões de linha, o novo GOA4 totaliza
274km e representa 12% do total do metrô infraestrutura instalada em 2015-17.
“Se excluirmos a China, que está apenas começando o metrô da FAO e está
afetando desproporcionalmente os números de crescimento, os novos metrôs do
GOA4 representam 32% de todos os novos metrôs aberto durante o mesmo período”,
afirma o documento da UIPT.
A UITP aposta que o forte “mainstreaming” dos metrôs padrão
GOA4 em todo o mundo será confirmada nos próximos anos, agora que a China
adotou resolutamente a abordagem de metrô totalmente automatizada.
PROJEÇÕES DE CRESCIMENTO
Nos próximos cinco anos, mais de 200 novas linhas
(convencionais e GOA4) e ainda mais extensões devem ser abertas na maioria das
regiões, incluindo a África Subsaariana.
No verão de 2018, cerca de 5.400 km foram reportados estar
em construção ou em fase de testes, outros 1.700 km nos estágios de projeto e
licitação, indica o Statistics Brief do metrô da UITP.
O gráfico abaixo ilustra a infraestrutura cumulativa
esperada evolução nos próximos cinco anos, bem como a forte integração dos
metrôs totalmente automatizados (GOA4) no mundo todo. 32 linhas desse padrão
devem entrar em operação comercial em 16 cidades chinesas até 2022.
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