A AmstedMaxion desenvolveu um novo modelo de rodas para locomotivas, a CR42, de 42 polegadas. Até então, a empresa tinha em seu portfólio rodas de 36 e de 40 polegadas. O gerente de Operações de Rodas, Roger Nascimento, explica que o projeto de desenvolvimento de um novo modelo de roda para locomotivas teve início em 2017, com o objetivo de atender a demandas do mercado.
As locomotivas estão cada vez mais potentes e com maior capacidade de transporte. As rodas dessas máquinas, portanto, têm um desgaste maior que as dos vagões, o que justifica menor intervalo em sua troca, diz, acrescentando que as rodas CR42 podem ser utilizadas em locomotivas de diversos modelos, entre eles a AC-44, da GE.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com o gerente, o produto obedece à normatização da Association American Railroads (AAR) e para o seu desenvolvimento foi preciso investimentos na área de usinagem, moldagem, tratamento térmico e processo de inspeção da fábrica, em Cruzeiro (SP). As novas rodas estão em testes nas operadoras de carga. Já fornecemos para duas empresas e estamos em tratativas com outras, revela, sem detalhar quais operadoras.
A empresa também tem investido na modernização de sua linha de produção, com a compra de equipamentos de ultrassom (phased array), implantação de robôs, novos tornos de usinagem CNC, automação de processos e aperfeiçoamento de práticas operacionais. Contamos com pessoas capacitadas tecnicamente, equipamentos modernos, processos de fabricação com elevado critério de qualidade e também capacidade de produção para aumentar o market share no nicho de rodas de locomotivas, ressalta Nascimento.
A linha de produção de rodas ferroviárias AmstedMaxion para vagões e locomotivas utiliza a mesma tecnologia da Griffin Wheel Company, uma empresa do grupo Amsted Rail. Além das rodas para locomotivas, a empresa produz rodas para vagões, algumas delas fornecidas em aço com ligas especiais. As rodas de uma vida estão disponíveis nos modelos CE28, CJ33, CJ36 e as de múltiplas vidas nos modelos CD29, CA30, CP33, CC34, CK36, CG37, CD38 e CM39. Entre os clientes estão as operadoras de carga brasileiras e empresas na América do Sul e África.
Seja o primeiro a comentar