O Governo do Estado de São Paulo pretende realizar uma expansão e modernização nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e, para isso, contará com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional. Parte do orçamento acertado também será destinado à expansão do VLT, o Veículo Leve Sobre Trilhos, que hoje opera apenas na baixada santista.
A decisão aconteceu em reunião do governador de São Paulo, João Doria, e o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília. O encontro aconteceu por intermédio da deputada federal eleita Joice Hasselmann, do PSL. Além da disponibilização de recursos, o governo federal também participará do projeto e do cronograma de trabalho, que já foi feito.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Entre as mudanças que acontecerão na CPTM, está a elevação do padrão de manutenção dos trens. Segundo o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, o Metrô será uma referência. Nós temos um grande problema na energização destas linhas da CPTM. Isso está sendo objeto de uma reavaliação do secretário dos Transportes Metropolitanos, declarou o vice-governador.
Garcia ainda afirma que o governo quer dar um salto de qualidade em manutenção e nos serviços hoje prestados pela CPTM. Segundo ele, o secretário Alexandre Baldy apresentará em fevereiro ao governador João Doria qual expansão e melhorias do serviço serão feitas na CPTM com orçamento público, e quais serão objeto de Parceria Público Privada (PPP).
Seja o primeiro a comentar