Até está segunda-feira (21), 36,14% da safra 2018/2019 de soja de Mato Grosso do Sul já havia sido comercializada antecipadamente. Os dados são da Granos Corretora e foram divulgados na mais recente circular de acompanhamento do ciclo do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), do Sistema Famasul e Aprosoja/MS.
De acordo com as informações da Granos, a safra 2018/2019 já registra comercialização superior em cinco pontos percentuais ao volume comercializado no mesmo período da safra passada, 2017/2018, que foi de 30,68%.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A circular do SIGA ressalta ainda que a colheita da oleaginosa também avança. Até o dia 18 tinha atingido o percentual de 6,9% dos 2,840 milhões de hectares cultivados, o que representa aproximadamente 195,9 mil hectares.
A região central do estado está com a colheita mais avançada, em média de 11,2%. Os municípios do sul do estado aparecem depois, com 6,1% e na sequência vem o norte de Mato Grosso do Sul, com 4,8%.
Como o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, revelou na abertura do Showtec no dia 16, em Maracaju, a previsão para este ciclo foi reduzida em razão dos efeitos de veranicos – períodos de grande estiagem e altas temperaturas, em algumas regiões do estado.
Das 10,053 milhões de toneladas previstas inicialmente o volume foi revisto na nova projeção para 8,947 milhões de toneladas e uma produtividade em torno das 52,5 sacas por hectare.
Seja o primeiro a comentar